Audiência pública apoia refugiados sírios e palestinos


07/05/2014 18:47 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (3º da esq. à dir.): apoio aos sírios  e palestinos refugiados no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161432.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O debate em torno da ajuda de que necessitam os refugiados sírios e palestinos no Brasil teve mais um passo adiante na audiência pública organizada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) na Assembleia Legislativa 24/4, que reforçou sua condenação ao massacre imposto por Bashar al-Assad ao seu próprio povo.

Participaram Arlene Clemesha, professora de História Árabe do curso de Árabe no Departamento de Línguas Orientais da USP e atual diretora do Centro de Estudos Árabes da universidade; Soraya Misleh, representante do Movimento Palestina Para Todos (Mopat); Mohamad El Kadri, presidente da Associação Islâmica de São Paulo (Assisp) e representante do Comitê de Apoio à Revolução do Povo Sírio; Amer Masarini, da Oposição Síria no Brasil e coordenador dos refugiados sírios no Brasil; e Fábio Bosco, ativista da Frente de Defesa do Povo Palestino de São Paulo e militante do PSTU.

A tônica dos depoimentos foi a extrema burocracia enfrentada pelos refugiados para obterem um documento que permita a eles trabalharem legalizados no país. Mesmo dentro do programa de atendimento a refugiados, muitos estão passando necessidades e estão sem assistência.

Giannazi irá marcar uma audiência com o ministro da Justiça pedindo agilidade da regularização dos refugiados sírios e palestinos e acionará a bancada do PSOL em Brasília para que realize uma audiência pública de apoio aos emigrados sírios. Também deve se reunir com o cônsul da Síria em São Paulo para levar as reivindicações e abrir um canal de diálogo com os refugiados.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp