Encontro com quilombolas do Vale do Ribeira


07/05/2014 17:50 | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:

Giriboni em reunião com moradores do quilombo do Nhunguara e do bairro de Castelhanos, de Iporanga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161552.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última semana Edson Giriboni (PV) se reuniu com moradores do Nhunguara, comunidade quilombola reconhecida pelo Itesp desde 2001, na divisa entre os municípios de Iporanga e Eldorado, no Vale do Ribeira, região sul do Estado. Uma comissão de moradores do Nhunguara e também do bairro de Castelhanos, de Iporanga, e os vereadores Aparecido e Adilson, desse município, se encontraram com o deputado para pedir uma ambulância que possa atender as duas comunidades. Após ouvir o relato dos presentes à reunião o deputado se comprometeu a ajudar.

A região do Vale do Ribeira concentra a maior quantidade de quilombos do Estado. São ao menos 30, nos municípios de Iporanga, Eldorado, Barra do Turvo, Cananeia, Iguape, Itaoca e Jacupiranga. Os quilombos eram refúgios dos escravos fugidos e os moradores dessas comunidades, nos dias de hoje, são descendentes desses grupos, vivendo basicamente da agricultura e artesanato.

Nhunguara significa buraco de barro e é o nome de um ribeirão, um dos principais afluentes do rio Ribeira.

egiriboni@al.sp.gov.br

alesp