Sancionada a lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba
08/05/2014 21:21 | Da Redação: Fotos: Sergio Fernandes
Vinte e seis municípios paulistas têm motivo de sobra para comemorar. É que foi sancionada nesta quinta-feira, 8/5, pelo governador Geraldo Alckmin, a lei complementar que cria a Região Metropolitana de Sorocaba. A nova região conta com 1,7 milhão de habitantes, 9 milhões de km² e um PIB de R$ 47 bilhões.
A sanção da lei ocorreu no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira; dos deputados da região - Maria Lúcia Amary (PSDB), Hamilton Pereira (PT) e Carlos Cézar (PSB) -; além de prefeitos, vereadores e do sub-secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.
A cerimônia foi considerada um marco histórico. Afinal, com a instalação da região metropolitana, os municípios que dela fazem parte passarão a buscar soluções para problemas comuns nas áreas de telefonia, abastecimento, transporte, resíduos sólidos, dentre outros.
A partir da criação da RMS, os 26 municípios da região (Araçariguama, Alambari, Alumínio, Tatuí, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiuna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim) contarão com um novo modelo de gestão compartilhada dos investimentos públicos e estratégicos, visando o desenvolvimento regional de forma sustentável.
A partir de junho, serão constituídos o conselho deliberativo e o conselho consultivo. O primeiro com os prefeitos e o segundo com representantes dos legislativos municipais e da sociedade. Além disso, o governador Geraldo Alckmin informou que encaminhará nas próximas semanas à Assembleia dois projetos de lei: um criando a Agência Gestora e outro criando o Fundo de Financiamento para viabilizar projetos de interesse regional.
Segundo Alckmin, "São Paulo é forte porque as nossas regiões são fortes". Ele lembrou que esta é a quinta região metropolitana criada no Estado de São Paulo. "Sorocaba é uma região que está ligada à história. História se faz com as lutas do passado, com coragem para mudar o presente e com esperança no futuro".
Samuel Moreira lembrou os investimentos e as ações do governo estadual nos últimos anos. Especificamente em relação à região metropolitana, ele fez questão de ressaltar a "iniciativa legislativa" do governador Geraldo Alckmin e o empenho dos deputados da região para que a lei fosse aprovada na Assembleia.
Notícias mais lidas
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Deputada cobra envio urgente de projeto para reestruturação da Polícia Civil em São Paulo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações