Assembleia comemora Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama


12/05/2014 17:50 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Edson Ferrarini entre participantes do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria do Carmo, Carlos Ruiz e Maria Eugenia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene marca Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes do ato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg161752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Promovido pela UNACCAM (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama) com o apoio do deputado Edson Ferrarini (PTB) aconteceu na manhã desta segunda-feira (12/5), no auditório D. Pedro I, ato solene em homenagem ao Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama.

Com palestras e intervenções musicais, o evento buscou alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e do pensamento positivo para quem está em tratamento.

A UNACCAM, que tem como missão capacitar voluntários tornando-os multiplicadores de informações em saúde mamária e prestar apoio aos pacientes com câncer de mama e seus familiares, foi criada em 29 de agosto de 2001 com o objetivo de atuar no combate do câncer de mama em todo o Estado de São Paulo.

A presidente da entidade, Maria Eugênia de Campos Chiorino Lopez, destacou que alguns voluntários realizam também a arteterapia como complemento no tratamento médico. "Comprovado cientificamente, esse método traz muitos benefícios à qualidade de vida do paciente, ampliando a adesão às orientações médicas", afirmou.

O deputado Edson Ferrarini destacou o trabalho da UNACCAM e a importância da difusão de informações sobre a prevenção e a efetividade do tratamento que, quando iniciado na fase inicial do tumor, apresenta índices de até 95% de cura.

A instituição é composta por voluntários de várias formações como donas de casa, aposentados, estudantes, professores, médicos, advogados, psicólogos, pedagogos, jornalistas e profissionais liberais. (PM)

alesp