Aprovado projeto de prevenção ao uso do álcool


16/05/2014 11:17 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Bolçone: alcoolismo afeta a população mais carente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162118.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei de Orlando Bolçone (PSB), que institui um programa estadual de prevenção e combate ao consumo de álcool. Segundo o deputado, a proposta está baseada, entre outros estudos, no Levantamento Nacional de Álcool, feito pela Unifesp, Universidade Federal de São Paulo.

Segundo a pesquisa, 71 por cento das pessoas pertencentes à classe E abusam do consumo de bebidas alcoólicas, índice que chega a 45 por cento na classe A. "O abuso do álcool afeta famílias de todas as faixas sociais, mas principalmente as de baixa renda, que estão mais vulneráveis e com dificuldades para ter acesso a atendimento especializado", disse o deputado.

Para Bolçone,"o uso excessivo de bebidas alcoólicas é um dos grandes problemas de saúde pública e traz sérias e trágicas consequências no âmbito familiar, no trabalho, no trânsito".

O programa de prevenção vai contar com campanhas educativas, seminários, palestras e debates em escolas e terá a participação de profissionais da área da saúde que tratam do assunto. O projeto de Bolçone inclui partes de uma proposta semelhante, feita em 2003, pelo então deputado Valdomiro Lopes, atual prefeito de Rio Preto. "Temos em comum esse trabalho, inclusive junto às entidades que tratam da recuperação de alcoólicos", disse o deputado.

orlandobolocone@al.sp.gov.Bolbr

alesp