Governador e parlamentar inauguram estação de tratamento em Bragança Paulista


20/05/2014 21:12 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Estação de Tratamento de Esgoto de Bragança Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162275.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin aproveitou sua ida a Bragança Paulista na quinta-feira, 15/5, por conta da inauguração do prédio da Fatec "Jornalista Omair Fagundes de Oliveira", para oficializar a entrega da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

A obra atende solicitação apresentada pelo deputado Edmir Chedid (DEM) em audiências com o governador e com a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena.

A ETE é considerada uma das mais modernas estações de tratamento da América Latina. "São quase R$ 100 milhões de investimento, que levam para Bragança uma cidade saudável 300%: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, despoluindo também o rio Jaguari e os seus afluentes, além de despoluir o rio Piracicaba", disse o governador.

A ETE recebe 180 litros por segundo, volume posteriormente devolvido de forma limpa ao rio Jaguari. Uma das propostas em discussão na Sabesp defende o reuso da água para fins de comercialização junto à indústria e agricultura.

"Trata-se de uma importante conquista após muita luta junto à Sabesp uma vez que Bragança não tinha sequer uma gota de esgoto tratado. Hoje, com 100% de esgoto recolhido, temos também 100% de esgoto tratado. Em extensão, a obra compreende 40 quilômetros de tronco, além de duas estações elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto. Importante ressaltar que isso também implica em saúde pública ao município", ressaltou Edmir Chedid.

echedid@al.sp.gov.br

alesp