Comissão aprova PL que institui o Programa de Fisioterapia Pediasuit


21/05/2014 00:05 | Da Redação: Caroline Leonardo Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

 Mauro Bragato na presidência da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 20/5, da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Comissão de Finanças aprova PL que institui o Programa de Fisioterapia Pediasuit<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 20/5, da Comissão de Finanças<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato na presidência da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 20/5, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), aprovou 12 Projetos de Lei. Destaque para o PL 383/2012, de autoria do deputado Ed Thomas (PSB), que institui o Programa de Fisioterapia Pediasuit na rede pública estadual de saúde.

O método de Fisioterapia Pediasuit utiliza-se de órtese (dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético) corporal leve, resistente, flexível e dinâmica composta por touca, colete, calção, joelheira, calçado adaptado, e tracionadores emborrachados.

A órtese, quando usada adequadamente, ajuda no aumento da força, resistência, e coordenação muscular e em atividades como engatinhar, sentar e andar. Esse tipo de tratamento é indicado no caso de várias doenças, como sequelas de paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, espasticidade (contração muscular causada por condição neurológica anormal), pós-AVE (Acidente Vascular Encefálico), ataxia (falta de coordenação de movimentos) e traumatismo craniano. E essa técnica, segundo fisioterapeutas, produz um estimulo muito maior em relação à fisioterapia convencional.

Números especiais

Também foi aprovado o PL 412/2012, de autoria do parlamentar Orlando Bolçone (PSB), que determina que os fabricantes de roupa e calçados, no âmbito do Estado de São Paulo, atendam também às necessidades das pessoas que precisam de tamanhos maiores.

Em sua justificativa, o parlamentar alega que essa parcela de consumidores com maior peso ou estatura já não é mais tão reduzida como se imagina, e que hoje chega a atingir 30% da população. "Num Estado como São Paulo, quase 10 milhões de paulistas precisam adquirir seus itens de vestuários em lojas alternativas, pagando muito caro por isso", afirma o parlamentar.

Participaram da reunião Maria Lúcia Amary (PSDB), Hamilton Pereira (PT), Edson Giriboni (PV), Davi Zaia (PPS), e Osvaldo Verginio (PSD). A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia (al.sp.gov.br) no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.

Parlamentares aprovaram também PL que trata de tamanhos de calçados

alesp