Igreja de São Luís de Tolosa é reaberta depois de ser derrubada por enchente


21/05/2014 15:12 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid acompanha pronunciamento de Dom Carmo João Rhoden, bispo da Diocese de Taubaté<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162367.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), participou na sexta-feira, 16/5, da cerimônia de entrega da reconstrução da Igreja Matriz de São Luís de Tolosa, principal símbolo religioso e cultural derrubado pela enchente que devastou São Luiz do Paraitinga (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) há quatros anos.

O projeto de reconstrução, aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), manteve todas as características originais do início do século XIX da Igreja Matriz. "A base interna, por exemplo, foi reerguida com concreto e tijolos similares aos utilizados para a sustentação da antiga Igreja Matriz", disse Edmir Chedid.

As atividades foram realizadas por meio de convênio entre a Secretaria da Cultura e a Mitra Diocesana de Taubaté, com investimento do Estado de R$ 17 milhões. "Este é o resultado do conjunto do trabalho executado por arquitetos, artesãos, pesquisadores e pintores. Afinal, foi um verdadeiro resgate do patrimônio arquitetônico da época", afirmou o parlamentar.

Edmir Chedid lembrou que o projeto de reconstrução e restauração também permitiu adaptações para atender os Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), além de instalações elétricas e hidráulicas, implantação de combate a incêndio e infraestrutura para áudio e vídeo. "Esta é uma importante conquista para o povo e para o Estado, que resgatou parte de sua história", comentou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp