Deputada questiona David Uip sobre mamógrafos sem uso


04/06/2014 16:04 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Secretário e deputada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A presidente da Comissão de Saúde, Telma de Souza (PT), questionou durante reunião, no dia 27/5, o secretário estadual da Saúde, David Uip, sobre os mamógrafos guardados em caixas há mais de seis anos no AME de Praia Grande, sem uso, quando muitas mulheres precisam fazer os exames. O secretário defendeu-se, dizendo que os aparelhos foram comprados em 2008 e patrimoniados, mas que os armazenados deveriam ter sido devolvidos ao governo do Estado. "Não vi má fé. Vi uma gestão equivocada local".

Telma quis saber do secretário quais providências serão tomadas em relação às denúncias de que os mamógrafos do Estado não estão sendo usados devidamente. Ela exemplificou com o caso de Praia Grande, denunciado pela vereadora local Janaína Ballaris (PT), e de Santo André (no hospital Mário Covas), onde os equipamentos da rede estadual são usados para atendimento a convênios particulares em detrimento do público. O secretário disse que, para o caso de Praia Grande, a carreta Mulheres de Peito já está atendendo no município para zerar a fila de mais 800 mamografias represadas. Telma revidou: "apesar de a carreta fazer um bom trabalho, o ideal é que o atendimento nas unidades seja normalizado".

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp