Reabertura do Museu Casa de Portinari


04/06/2014 18:41 | Da assessoria do deputado Welson Gasparini

Compartilhar:

Gasparini e Alckmin (centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163273.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Welson Gasparini (PSDB) acompanhou Geraldo Alckmin, no dia 30/5, na solenidade de reabertura do Museu Casa de Portinari em Brodowski, com a presença da maestrina Gisele Ganade, do grupo Minaz de Ribeirão Preto. Esse espaço cultural " no qual o governo do Estado investiu R$ 4,2 milhões em serviços de modernização, reforço estrutural, restauro artístico e implantação de projeto expositivo inteiramente novo no local " volta a receber o público após um minucioso trabalho que resultou em uma descoberta surpreendente, uma pintura inédita.

Além de um espaço de memória, a Casa é parte da obra deixada por Portinari, repleta de afrescos que o artista pintou diretamente nas paredes do imóvel em várias fases da vida - desde os primeiros estudos até as obras-primas executadas quando já era reconhecido. As pinturas murais foram totalmente restauradas e passaram por um processo para estabilizar sua fixação às paredes da casa, garantindo longevidade ao patrimônio artístico.

Outras intervenções foram realizadas para garantir a preservação desse imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que aprovaram o projeto de restauro, totalmente acompanhado pela equipe do Grupo de Projetos e Obras da Secretaria de Estado da Cultura.

welsongasparini@welsongasparini.com.br

alesp