Lei institui a campanha Novembro Azul em todo o Estado


05/06/2014 15:13 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Engler na tribuna da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163353.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi publicada a Lei 15.430, que institui oficialmente, em todo o Estado de São Paulo, a campanha Novembro Azul, dedicada a ações de prevenção ao câncer de próstata e à promoção da saúde do homem. A norma é fruto de projeto de lei de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB).

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data tem motivado diversas iniciativas de conscientização em relação à doença e a outros males com incidência maior sobre a população masculina. A campanha Novembro Azul conta com o envolvimento de diversos órgãos, públicos, privados e do terceiro setor.

A Lei 15.430 oficializa toda essa mobilização. No entanto, artigos que previam o envolvimento da Secretaria Estadual de Saúde como agente promotor das ações foram vetados pelo governador.

Para Engler, os prejuízos causados pelos vetos não inviabilizam seu propósito principal. Além disso, o parlamentar pretende procurar a secretaria para discutir formas de realizar o que o projeto de lei previa inicialmente.

"A ideia é que a secretaria inclua o Novembro Azul em seu calendário e realize, em cooperação com outros agentes, ações e campanhas de esclarecimentos, exames e outras atividades educativas e preventivas. Nada que destoe do propósito das políticas públicas da área", afirmou Engler.

rengler@al.sp.gov.br

alesp