Câmara de Barretos sedia debate sobre Orçamento estadual 2015

Audiências Públicas Orçamento 2015 Barretos
06/06/2014 16:58 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Glaucia Simões, Osvaldo Vergínio, Bete Sahão, Paula Lemos e Professor Tito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nilton Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereadora Glaucia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Felipe da Silva Braz, da Fatec<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Vereadora Paula Lemos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência realizada na Câmara de Barretos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163376.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célio Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Pinto Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público participa da audiência sobre o Orçamento 2015<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163444.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso Branício<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163445.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Miqueias de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Osvaldo Vergínio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Brunelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Bom Prato e centro de referência da mulher foram indicados por participantes

A Câmara de Barretos foi sede nesta quinta-feira, 5/6, de debate promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para apresentação de emendas da população ao Orçamento estadual 2015. Sob a condução de Beth Sahão (PT), os trabalhos também contaram com os deputados Professor Tito (PT) e Osvaldo Vergínio (PSD), além das vereadoras de Barretos Paula Lemos e Glaucia Simões.

Vereadores de Barretos se pronunciaram para apresentar as demandas da cidade. Adilson de Mello citou a zona rural, uma das mais extensas do Estado e que não conta com vicinais pavimentadas. Lembrou ainda da falta de medicamentos nas unidades básicas de saúde e indicou a revalorização salarial do funcionalismo, em especial, dos professores. Sugeriu recursos para implementar o distrito industrial 2 e melhorar o atendimento do Iamspe na região.

A concentração do atendimento 190 na central de Ribeirão Preto prejudicou o atendimento de ocorrências policiais em Barretos. A vereadora Paula pediu providências para esse impasse e também verbas para moradias populares e criação dos centros de referência da mulher e de animais em situação de risco. A duplicação de todas rodovias que dão acesso a Barretos também foi alvo de solicitação da vereadora. Sua colega Glaucia reforçou a questão do centro da mulher e propôs instalação de unidade do Centro de Assistência e Promoção Social, aumento dos efetivos das polícias Civil e Militar e unidade da rede Lucy Montoro.

Resultado e Barretos

O servidor público municipal Nilton Vieira comentou que as audiências de fato surtem efeito, lembrando que após solicitação feita em audiência anterior, a rodovia Faria Lima foi duplicada. Assim aproveitou para pedir a aprovação dos projetos de lei 1.331/2007, da então deputada Darcy Vera, que prevê instalação de unidade Bom Prato na Fundação Pio 12 (Hospital do Câncer de Barretos) e 196/2013, do deputado Mauro Bragato (PSDB), que prevê Bom Prato nos AMEs do Estado. "Acredito que a instalação de posto do Acessa SP na fundação também seria interessante para atender a população que vem de lugares longínquos", completou Nilton.

Marco Pinto Neto, ex-prefeito de Jaborandi, sugeriu para a região: instalação de unidade da Fatec, do Poupatempo e de parque tecnológico em Barretos, bem como a transformação deste município em cidade de interesse turístico.

Fatec e Etec

O jovem Felipe Braz, diretor de assistência estudantil do DCE da Fatec, tratou da bolsa-permanência a estudantes carentes, objeto da emenda 187 ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O repasse para bolsa de iniciação científica e também de extensão comunitária, na forma de auxilio transporte e alimentação, foi outra sugestão do estudante. Miqueias de Oliveira, funcionário da Etec de Cantanduva, representou o Sinteps e trouxe três reivindicações: verba para plano de assistência médica, aprovação do PLC 17 (plano de carreira), investimento obrigatório de 33% do Orçamento na educação, entre outros.

Saúde

Saúde foi o tema de Célio Almeida, do Conselho Consultivo do Iamspe/Barretos, e de Paulo Bruneli, prefeito de Embauba. Célio quer a contrapartida financeira do Estado no custeio do Iamspe e o prefeito quer aumento do repasse de verbas da saúde aos municípios. Para a cidade, pediu reforma do centro social e instalação de piscina, construção de acesso na saída para Cajobi e prédio próprio para delegacia da polícia militar.

Celso Branício, conselheiro de Associação de Participação Popular de Barretos, quer um hospital estadual para Barretos, recursos para o Hospital do Câncer, construção de teatro, mais concursos para prover vagas de professores, unidade Bom Prato e transformação em município de interesse turístico.

Ao final foram anunciados os temas mais votados como prioridades: educação, saúde e segurança. Beth aproveitou para agradecer a presença de todos e disse que segmentos como saúde, educação e promoção social não podem continuar "com pires na mão" para pedir por sua manutenção.

Vergínio fez um resumo dos pedidos apresentados e destacou que a questão do 190 precisa ser resolvida com urgência, não podendo o cidadão ficar a mercê de uma gravação telefônica de uma cidade distante.

Quanto a demandas atendidas, Professor Tito anseia que no próximo ano possam ser divulgados os resultados deste ano de 2014, no que se refere aos pleitos feitos, sobretudo, os recorrentes.

A próxima audiência pública do Orçamento acontece nesta sexta-feira, 6/6, às 10h, na Câmara de São José do Rio Preto.

alesp