Representantes de Rio Preto e região apresentam sugestões de emendas ao Orçamento

Audiências públicas Orçamento 2015 São José do Rio Preto
06/06/2014 18:00 | Da Redação: Marisa Mello - Foto: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Vanice, Alessandra Trigo, Osvaldo Vergínio, Orlando Bolçone, Prof. Tito e João Paulo Rillo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alessandra Trigo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Pupo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163422.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luzia Jorge<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celi Regina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anderson Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Carretero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Paulo Rillo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanice, Alessandra Trigo, Osvaldo Vergínio, Orlando Bolçone, Paulo Ambrósio, Prof. Tito e João Paulo Rillo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público lota Câmara de Rio Preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163431.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a presidência de Orlando Bolçone (PSB), a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento realizou nesta sexta-feira, 6/6, na Câmara de São José do Rio Preto, mais uma audiência pública para debater o Orçamento estadual 2015. Participaram também os deputados Professor Tito (PT), Osvaldo Vergínio (PSD), o líder do PT na Assembleia, João Paulo Rillo, o presidente da Câmara local, Paulo Ambrósio, e a vereadora Vanice Fernandes, de Álvares Florence. A vereadora sugeriu pavimentação asfáltica na ligação entre Álvares Florence e Cardoso. A construção de um hospital veterinário em Rio Preto foi lembrada pelo presidente da Câmara como sugestão de emenda ao Orçamento 2015.

Cássio Gallo, presidente da Câmara de José Bonifácio, disse que a cidade necessita de pavimentação das vicinais e de melhorias na infraestrutura local.

Educação

Funcionários estaduais se manifestaram por melhorias para a categoria. Luzia Jorge, da Afuse, indicou reajuste salarial e do vale-refeição, melhorias no serviço de atendimento do Iamspe e realização de concursos para provimento do quadro funcional. Maria José Carretero, da Apeoesp, reclamou das condições de trabalho dos professores e do baixo salário da categoria. O professor Milton Carretero afirmou que os funcionários públicos precisam de 3 esses para trabalhar dignamente: saúde, segurança e salário. Maria Furlan, da Apampesp, propôs a destinação de verbas para cumprimento da data-base, custeio do Iamspe pelo Estado e pagamento de precatórios, entre outros. Margarete Angeli, do Sinteps, pleiteou a aprovação do PLC 17 (plano de carreira da categoria). Felipe Braz, diretor de Assistência Estudantil do DCE da Fatec, quer a aprovação da emenda 187 à LDO, que visa instituir a bolsa-permanência a alunos carentes da Fatec.

Rio Preto

Vereadores de Rio Preto se pronunciaram para elencar as reivindicações que atendam a cidade. Jean Charles Serbeto, também defendeu melhorias para o funcionalismo, em especial aos policiais militares, e abordou a necessidade de pavimentação do acesso ao bairro Jd. de Alá. Alessandra Trigo pediu a construção de passarelas interligando os hospitais de Base, da Criança e a unidade da rede Lucy Montoro, a transferência do Banco de Leite para o Centro de Referência da Mulher e a construção de um centro de controle de zoonose. Renato Pupo falou do asfaltamento da vicinal de ligação entre a rodovia Washington Luiz e o Monte Líbano, e da vicinal João Domingos Neto. Dourival Lemes reforçou o pedido de asfaltamento. Instalação de centro de tratamento para dependentes químicos é a preocupação de Carlão JC. Instalação da vara especializada para mulher foi reivindicada por Celi Regina que ainda tratou da preservação do meio ambiente.

O tema também foi comentado por Paulo Cesar de Jesus, da Associação Amigos dos Mananciais de São José do Rio Preto, que solicitou recursos para proteção da fauna e da flora local. O comerciante Anderson Branco pediu recursos para o Hospital de Base, construção de moradias populares, pavimentação de vicinais, valorização do funcionalismo, política de enfrentamento a drogas e internacionalização do aeroporto de Rio Preto. Eni Fernandes, secretária municipal dos Direitos da Mulher, quer a elaboração de programas voltados ao combate de uso de drogas. Antonio Silvestre apontou a importância de um programa estadual de economia solidária.

Após a fala dos membros da comissão, Professor Tito e Osvaldo Vergínio, que demonstraram anseio em buscar soluções para as dificuldades relacionadas pelos participantes, Rillo citou participantes, em especial, Luzia Jorge, que traduziu a indignação que permeia o funcionalismo quanto a condições de trabalho e de salário.

Educação, saúde e funcionalismo foram anunciados por Bolçone como as prioridades mais votadas pelos presentes à reunião da comissão.

Próximas audiências

A Comissão de Finanças promove novas audiências públicas sobre o Orçamento 2015 nesta segunda-feira, 9/6, às 10h, na Câmara de Americana, e nesta terça-feira, 10/6, às 10h, na Câmara de São Carlos.

alesp