Nome de obra em Sorocaba é tributo a Marcos de Afonso Marins


06/06/2014 17:05 | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163449.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 170/2014 de autoria da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) que dá denominação de Professor Marcos de Afonso Marins ao dispositivo de acesso a UFSCar de Sorocaba, localizado no km 110 da rodovia João Leme dos Santos SP-264 foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 4/6, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, presidida pela própria deputada.

Marcos de Afonso Marins nasceu em Sorocaba no dia 26 de agosto de 1940. Fez a sua graduação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, atual Unesp. Foi professor na Escola Estadual Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, em Sorocaba, e ingressou como Auxiliar de Ensino, em 1971, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Concluiu os cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia, respectivamente em 1972 e 1975, na Universidade de São Paulo (USP).

Na UFSCar, Marins se dedicou à vida acadêmica de forma exemplar, colaborando na implantação de importantes unidades da Instituição. Depois de 21 anos na UFSCar, no dia 7 de julho de 1992, Marins se aposentou como professor titular.

Sua atuação em prol do ensino e da Educação, porém, não parou. De volta à sua Sorocaba, o professor Marins se dedicou na implantação da Universidade de Sorocaba (Uniso) e na criação do primeiro curso de pós-graduação dessa universidade, o mestrado em educação.

O professor Marins atuou como assessor da reitoria da UFSCar até 11 de maio de 2011, quando faleceu.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp