Voluntários da saúde se reúnem na Assembleia Legislativa


10/06/2014 19:28 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Sarah Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sonia Muradian, do voluntariado do hospital Sírio Libanês <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163586.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro de voluntários que atuam na área da saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seida Englander, do serviço de voluntariado do hospital Albert Einstein  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião de voluntários do setor da saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seida Englander e Sarah Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente nesta terça-feira, 10/6 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alcemima Rodrigues, do voluntariado do hospital das Clínicas  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163592.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião de voluntários do setor da saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro de voluntários que atuam na área da saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163594.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada Sarah Munhoz (PCdoB), reuniu na manhã desta terça-feira, 10/6, um grupo de voluntários que atuam na área da saúde. Sarah justificou o encontro, observando que "o serviço voluntário exige demais das pessoas, por isso é necessário que a gente se pergunte o que fazer por esses voluntários", declarou.

A deputada, enfermeira há 35 anos, com formação específica no atendimento a idosos, afirmou que o debate vai ajudar na formatação do projeto de lei que ela pretende apresentar. Segundo a parlamentar, a lei em vigor que trata do assunto tem ênfase patronal, pois serve para destacar o caráter não remuneratório da atividade. Sarah Munhoz entende que o voluntário deveria ter direito a aposentadoria proporcional e mais facilidades para o lazer.

Seida Englander, do departamento de voluntários do hospital Albert Einstein, apresentou um vídeo que mostrou o trabalho desenvolvido pelos voluntários nas unidades daquela entidade. "Atualmente, estamos com mais de 450 voluntários. Eles fazem acompanhamento de pacientes, levam palavras de apoio aos internados, atuam junto às mães que têm seus bebês internados por períodos longos, enfim, trazem humanização ao atendimento hospitalar", declarou a coordenadora.

Voluntária do Hospital Sírio Libanês há 17 anos, Sonia Nicolian Muradian disse que essa atividade teve início baseada na constatação de que o hospital poderia adquirir tecnologia e obter outros avanços, mas não poderia comprar o carinho humano. Atualmente, o Sírio Libanês conta com mais de 200 voluntários.

Já Alcemima Rodrigues, presidente da Associação do Voluntariado do Hospital das Clínicas, relatou experiências vividas dentro daquele enorme complexo hospitalar. Ela falou que o atendimento voluntário varia de acordo com o setor que presta atendimento ao paciente. "Na radiologia, uma vez atendemos uma criança que deixou recado pedindo uma bicicleta. A gente se mobilizou e comprou o brinquedo para ela. Infelizmente, dois meses depois soubemos da morte do menino, mas fizemos nossa parte", resignou-se a presidente.

Durante o encontro, Sarah Munhoz destacou a participação, na reunião e no serviço de voluntariado, de uma moça com apenas 18 anos e de uma senhora de 87 anos. Participaram também do encontro representantes das Casas André Luiz, de Guarulhos; do Amparo Maternal, da Capital; e a Casa de Saúde São João de Deus, de Pirituba.

alesp