Projeto que muda sistema de revista em presídios é debatido na CDH

Instalação de scanners corporais é solução para o fim das revistas vexatórias
10/06/2014 20:46 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Marco Aurélio de Souza, Carlos Bezerra Jr., Adriano Diogo e José Bittencourt <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão e Carlos Bezerra Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Aurélio de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dilmo dos Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163618.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Bittencourt e Adriano Diogo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão, Carlos Bezerra Jr,  Adriano Diogo e José Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 10/6, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDH) realizou audiência pública para debater o PL 797/2013. A proposta, de autoria do deputado José Bittencourt (PSD), proíbe a revista íntima dos visitantes nos estabelecimentos prisionais do Estado.

O presidente da CDH, deputado Adriano Diogo (PT), considerou o PL um importante passo "no processo civilizatório da humanidade", e citou proposta semelhante já aprovada pelo Senado. Defendeu que no texto do PL também fosse incluída a revista mecânica, através de scanners corporais, como os usados nos aeroportos, também para os visitantes da Fundação Casa, que sofrem os mesmos vexames.

José Bittencourt afirmou que em outros Estados já há norma parecida, e contou que a ideia para elaboração do PL 797/2013 veio de relatos sobre os vexames a que visitantes são submetidos quando vão visitar familiares em um dos 160 presídios do Estado. "O processo de revista manual é um verdadeiro estupro legalizado pelo Estado", disse. O parlamentar informou ainda que reuniu-se com a Defensoria Pública e entidades como a Pastoral Carcerária para elaborar o PL.

O autor da proposta defendeu ainda que fosse feita uma emenda aglutinativa, de forma a melhorar a redação de emenda apresentada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação pelo deputado Geraldo Cruz (PT). Sugeriu ainda que o PL fosse encampado pela comissão, como uma forma de agilizar sua aprovação, o que teve apoio dos parlamentares presentes.

Visão dos funcionários

Representante de uma comissão de funcionários da Fundação Casa, Adriano Neiva elencou sugestões da categoria ao PL 797/2013. Ressaltou que também é constrangedor para os funcionários fazerem a revista corporal de visitantes, mesmo quando é feita entre pessoas do mesmo sexo, e defendeu que os aparelhos sejam usados também dentro das unidades, em caso de transferência interna de educandos.

Neiva preocupou-se com o alto custo dos aparelhos de scanner por raio X, pois as unidades da Fundação Casa têm diversas carências financeiras. "Mas o scanner ainda é melhor que o detector de metais, que pode ser burlado com facilidade", disse.

Outra solução apresentada seria a construção de espaço específico para que o preso fosse revistado antes e depois da visita, dispensando assim a revista do familiar.

Os deputados Carlos Bezerra Jr. (PSDB), Beth Sahão e Marco Aurélio de Souza (ambos do PT), Leci Brandão (PCdoB), Hélio Nishimoto (PSDB) e Dilmo dos Santos (PV), presentes na reunião, expressaram seu apoio ao PL 797/2013. A íntegra do PL e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br - no link Projetos.

alesp