Estação de tratamento de esgoto de Socorro inicia operações


17/06/2014 10:42 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Imagem aérea da estação de tratamento de esgoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Considerada uma das mais modernas em nível regional, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Socorro iniciou neste mês suas operações em fase experimental com o intuito de promover melhorias ao saneamento básico do município. O benefício, implantado por meio das ações do deputado Edmir Chedid (DEM), recebeu R$ 4 milhões em investimentos para a conclusão da primeira fase de implantação.

A ETE terá capacidade inicial de 468 mil litros/hora, além de contar em sua totalidade com 11 estações elevatórias, troncos coletores e linhas de recalque. A primeira fase contou com a construção de três linhas elevatórias fundamentais para se retirar o esgoto sanitário da região central do município.

Chedid explicou que a segunda fase das obras, que integra a construção da ETE Socorro, receberá R$ 22,4 milhões. "Inicialmente será construída uma lagoa de decantação para atender a população até 2020. Depois, outras lagoas serão acrescentadas para atender as exigências ambientais de lançamentos de efluentes por mais 50 anos", disse.

As estações elevatórias farão o bombeamento da rede de esgoto na subida de morros e na travessia das pontes. O tronco coletor irá margear o Rio do Peixe, seguindo por trás da Feira de Malhas, do Parque Barbosa, do bairro do Saltinho e da estrada dos Farias até chegar às instalações da ETE. "O benefício será para todos os municípios do Circuito das Águas", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp