Reunião com representantes das universidades públicas


27/06/2014 17:02 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:

Rillo (2º à esq.), membros da CFOP e do Fórum das Seis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg164056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

João Paulo Rillo, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, reuniu, no dia 26/6, representantes dos professores, funcionários e alunos das universidades públicas estaduais com a relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB). A reunião com a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) estava sendo aguardada desde o início da semana.

O Fórum das Seis, órgão representativo de docentes, funcionários e estudantes da Unesp, Unicamp, USP e do Centro Paula Souza, defende a incorporação ao projeto da LDO de emendas prevendo o aumento de recursos para o conjunto da educação pública (33% das receitas totais do Estado), aí inseridos 11,6% do ICMS quota-parte do Estado (sem o expurgo em forma de desconto que a entidade acusa o governo de promover antes do repasse) para as universidades estaduais e 2,1% deste mesmo imposto para o Centro Paula Souza. Os representantes apresentaram levantamentos demonstrando que o rombo decorrente de redução no repasse às universidades, entre 1995 e 2013, chega a R$ 5,6 bilhões.

Em greve por reajuste salarial, condições de trabalho, qualidade e democracia nas universidades, os professores, funcionários e alunos estão convocando novos atos públicos, no dia 1º/7, em frente da reitoria da Unesp e na Assembleia Legislativa.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp