AMDE de Sorocaba é declarada de utilidade pública


27/06/2014 17:14 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Compartilhar:

Hamilton Pereira (2º à esq.) e diretores da AMDE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg164076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 10/6 foi sancionada a Lei 15.440/2014, criada a partir de um projeto do deputado Hamilton Pereira (PT), que declara de utilidade pública a Associação Amigos dos Deficientes (AMDE), com sede em Sorocaba. A entidade, que atua especialmente no atendimento de pessoas portadoras de transtornos no espectro autista, passa a ter um reconhecimento oficial da importância dos serviços que presta à sociedade.

Dentre os objetivos principais da AMDE, fundada em julho de 2001, destacam-se o atendimento às famílias e aos portadores de deficiências, a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social em atividades socioassistenciais e a promoção de palestras e demais programações educacionais. A entidade é mantenedora do Centro de Excelência em Autismo.

No dia 5/5, o parlamentar petista visitou a sede da AMDE e conheceu de perto alguns dos trabalhos realizados, especialmente com crianças autistas. Na oportunidade, o presidente da entidade, José Osvaldo Gonçalves, comentou que iniciaram os trabalhos com apenas sete crianças e, atualmente, já atendem a 60 delas.

Ele explicou ainda que há dificuldade de se trabalhar o autismo por ele ser um tratamento individualizado, com necessidades diferenciadas e altamente especializado. "O autismo não tem alta e muitos dos casos que chegam aqui são graves, por isso é importante trabalhar além da idade infantil", lembrou Osvaldo.

Hamilton, que é autor do Projeto de Lei 266/2009, que cria uma Política de Atendimento Integral ao Portador da Síndrome no Estado de São Paulo e define diretrizes de diagnóstico precoce e tratamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), lamentou o descaso do Estado para com as doenças que necessitam de um tratamento especializado.

"Saúde é direito de todos e dever no Estado, é um absurdo o governo estadual não colocar um centavo do seu Orçamento para esses casos", disse. "Entidades como a AMDE cuidam de uma parcela da sociedade que infelizmente o poder público não consegue chegar, por isso merecem o reconhecimento de todos nós", afirmou Hamilton parabenizando a instituição pelo trabalho.

A sede atual da Associação Amigos dos Deficientes de Sorocaba fica na Rua Comendador Abílio Soares, 870, no Jardim América. Com o título de utilidade pública, a entidade passa a ter direito a isenções tributárias, além de poder ter acesso a subvenções estaduais.

gabinete@hamiltonpereira.org.br

alesp