Conselho da RM de Sorocaba define segurança como tema mais importante

Prefeitos e lideranças locais querem discutir ações de prevenção e combate ao crime
04/07/2014 01:31 | Da Redação: Sérgio Fernandes

Compartilhar:

Sorocaba - SP <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2014/fg164306.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Região Metropolitana de Sorocaba, criada por meio da Lei Complementar 1.241, sancionada em 8 de maio de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin, acaba de definir a segurança pública como principal tema para debate pelos prefeitos e lideranças locais nos 26 municípios que integram a RMS.

O assunto foi discutido na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento, realizada nesta segunda-feira, 30/6, no Parque Tecnológico de Sorocaba, com a presença dos deputados Hamilton Pereira (PT) e Maria Lúcia Amary (PSDB). Durante a reunião, os prefeitos de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, e de Tietê, Manoel David Korn de Carvalho (Maneco), foram eleitos e tomaram posse como presidente e vice do conselho.

De acordo com Pannunzio, o primeiro debate sobre segurança contará com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. O encontro ocorrerá no Parque Tecnológico de Sorocaba, ainda sem data confirmada, e vai discutir ações de prevenção e combate ao crime. "A ideia é que a Secretaria de Segurança Pública apresente dados relacionados aos 26 municípios da região e, após amplo debate, possamos definir uma linha de trabalho com o objetivo de minimizar a violência nas respectivas cidades", afirmou o prefeito.

O subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, informou que a região contará também com um Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp), o quinto a ser instalado no estado de São Paulo, para debater as políticas de segurança locais e estimular as ações de prevenção e combate ao crime. O órgão será instalado já no próximo encontro do comitê e terá a participação de membros das polícias Civil, Federal e Militar, das guardas municipais, além de representantes de prefeituras, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

A Região Metropolitana de Sorocaba teve sua criação aprovada na Assembleia Legislativa neste primeiro semestre, depois de duas audiências públicas, e é formada pelos seguintes municípios: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

alesp