Assembleia Legislativa inaugura biblioteca digital

Entre as obras mais procuradas está a coleção do Diário Oficial com edições desde 1901
01/08/2014 16:17 | Da Redação: Josué Rocha Foto: Maurício Garcia

Compartilhar:

Biblioteca da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164453.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criada em 1975, a biblioteca da Assembleia Legislativa, denominada Alceu de Amoroso Lima - Tristão de Ataíde desde 1984, abriga um acervo de aproximadamente 14 mil documentos, sendo cerca de 10 mil livros e vasta coleção do Diário Oficial do Estado de São Paulo. Visando atender à demanda jurídica do Parlamento, a biblioteca é fonte de consulta para matérias pertinentes ao direito parlamentar, mas também possui títulos sobre assuntos de interesse geral.

Outro serviço oferecido é a Biblioteca Digital, que teve início neste mês de julho e que possibilita a consulta de livros relacionados ao direito parlamentar, em especial aos que versem sobre processo legislativo. Patrícia Aparecida Nogata Ide, gestora da Divisão de Biblioteca e Documentação, unidade integrada ao Departamento de Documentação e Informação, afirma ter buscado ampliar esse acervo. Lembra ainda que aceita colaboração de autores de livros e matérias que guardem pertinência com a atividade parlamentar.

Esse patrimônio está à disposição não só dos integrantes do Poder Legislativo, mas também de toda a população paulista. Patrícia esclarece que, embora a biblioteca atenda prioritariamente os parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa, que podem fazer empréstimos dos livros, o público externo também é atendido. Além da sala de leitura à disposição, os visitantes têm amplo acesso às consultas e pesquisas. Patrícia informa que até mesmo esse público pode efetuar empréstimos por meio de bibliotecas conveniadas, bastando ao interessado ter cadastro em alguma delas.

A biblioteca oferece também um serviço especial de troca de informações entre instituições públicas, como as bibliotecas universitárias e de secretarias municipais e estaduais de todo o Estado. Essa interação entre os acervos institucionais cria uma dinâmica de circulação de publicações. Uma das mais procuradas é a coleção antiga do Diário Oficial do Estado. Catalogado desde 1980, reúne a coleção do período de 1901 a 2000.

A biblioteca da Assembleia Legislativa está localizada no 3º andar do Palácio 9 de Julho e tem horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h.

alesp