Participantes do projeto Caminhadas com Segurança reúnem-se no Parlamento paulista

Criação do Dia Estadual Caminhadas com Segurança completa dois anos
11/08/2014 20:38 | Da Redação: Marina Mendes Fotos: José Teixeira

Compartilhar:

Audiência na Assembleia comemora o segundo ano da Lei 14.724, que instituiu o Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164566.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosana Rosetto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164567.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes do projeto Caminhadas com Segurança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164568.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O projeto tem como objetivo prevenir doenças na terceira idade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 11/8, audiência, moderada por Fabio Ravaglia, foi realizada na Assembleia para comemorar o segundo ano da Lei 14.724, que instituiu o Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança no Estado de São Paulo, com o objetivo do encontro de prevenir doenças na terceira idade.

O projeto é realizado no último domingo de cada mês, no Parque Trianon, e conta com a ajuda de profissionais multidisciplinares, que tiram dúvidas e atendem os idosos participantes.

A fisioterapeuta Mariana Alavachi Marchi, falou da barometria, um exame que mede a pressão dos pés, o modo de pisada e até mesmo a postura. Após a medição, é possível indicar uma palmilha ou o melhor tratamento para o paciente. A nutricionista Rosana Rosetto relembrou a importância da informação para a saúde e de como a atividade física faz toda a diferença para uma vida saudável.

Dario Giannini contou que aderiu ao projeto logo no início e falou que a Caminhada com Segurança aproxima o médico das pessoas através das atividades realizadas no domingo, uma oportunidade para o crescimento de ambos.

A técnica em Radiologia e Densitometria Óssea, Maria Aldark Ferraz, explicou que o exame diagnostica a osteoporose e a osteopenia, cuja prevenção é a redução do consumo de carnes vermelhas, refrigerantes e sal, além da prática de exercícios leves e ingestão de derivados de leite. A professora de Educação Física, Maria Goretti Leite, recomendou, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que seja realizada atividade aeróbica de 30 minutos, cinco dias por semana.

alesp