Homenagem ao Dia Nacional do Voluntariado

Na solenidade, 19 voluntários foram homenageados
01/09/2014 18:18 | Da Redação: Lilian Fernandes Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Dia do Voluntariado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2014/fg164922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sessão solene, nesta segunda-feira, 1º/9, presta homenagens ao Dia Nacional do Voluntariado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2014/fg164923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia Nacional do Voluntariado recebe homenagens na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2014/fg164924.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene, nesta segunda-feira, 1º/9, a Assembleia Legislativa comemorou o Dia Nacional do Voluntariado, por iniciativa da deputada Sarah Munhoz (PCdoB). Foram homenageados 19 voluntários de diversas instituições hospitalares. Discursaram Fernando Nicastro Jr., do Centro de Voluntariado de São Paulo, e Cristiane Samoria Machado, coordenadora do Programa de Voluntários da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Nicastro, de 77 anos, entrou para o voluntariado em 2004 como parte de um tratamento contra a depressão. Engajou-se ao trabalho voluntário em hospitais e teve uma melhora significante. "Ser voluntário em um hospital é deixar de reclamar de nossa própria situação e ver que há pessoas em situação muito pior. Agradeço todos os dias a Deus por ter saúde e poder prestar este serviço à população", comemora Nicastro.

Homenagens

Palmira Licciardi, de 83 anos, é voluntária do Hospital das Clínicas há 47 anos e foi homenageada. Sua relação com o trabalho voluntário começou com uma visita ao HC durante seu tempo livre, quando as filhas estavam na escola. Ela coordena 140 voluntárias e 10 voluntários - advogados, dentistas e engenheiros - que doam um dia da semana ao trabalho voluntário, principalmente na clínica de Alzheimer. "Um voluntário deve cumprir horários, pois os médicos contam conosco. Eu os oriento quanto ao que devem ou não fazer", conta Palmira.

Foram homenageados com a entrega de um certificado de reconhecimento do trabalho humanitário voluntários do HC, dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, Darcy Vargas, Beneficência Nipo-Brasileira, Universitário, Servidor Público Estadual, Dante Pazzanese, São Paulo, do Campo Limpo, Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, Ipiranga, além de IBCC, Fundação Dorina Nowill, Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Casas André Luiz, Amparo Maternal, Graac e Associação Cruz Verde.

Como participar

O Centro de Voluntários de São Paulo é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1997, e responsável pela capacitação de pessoas, organizações sociais, empresas, escolas e outros segmentos que tenham interesse no setor. A missão é incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo e promover a educação para o exercício consciente da cidadania. Até dezembro de 2009, cerca de 123 mil pessoas receberam orientação sobre o trabalho voluntário; 1.346 organizações foram capacitadas em gestão de voluntários e havia 55 centros de Voluntariado no Brasil.

Interessados em participar, entrem em contato com o CVSP pelo telefone (11) 3266-5477 ou pelo email orgsociais@voluntariado.org.br

Todas as segundas-feiras, o jornal Diário de São Paulo publica os Classificados Solidários, com oportunidades de trabalho voluntário, eventos e atividades das organizações sociais.

alesp