Informativo do Acervo Histórico vai divulgar em boletim bimestral documentação disponível

Objetivo é mostrar a relevância do material conservado pela Assembleia
23/09/2014 19:10 | Da Redação

Compartilhar:

Gestora da Divisão de Acervo Histórico, Mônica Cristina Araujo Lima Horta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2014/fg165182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parte importante da documen­tação oficial da história do Estado de São Paulo está sob a guarda do Parlamento paulista. O material está disponível para consulta virtual, pela internet, ou presencial, no Acervo Histórico, fundado em 1996.

A Divisão de Acervo, que funciona no prédio da Assembleia, guarda documentos produzidos pelo Poder Legislativo desde 1828 " quando o órgão equivalente ao Parlamento era o Conselho Consultivo da Província (até 1947). A documentação abrange a vida política e administrativa paulista (prestação de contas, discursos, projetos de lei, imagens e áudio das sessões).

Somam-se aos documentos primários uma biblioteca com aproximadamente 25 mil volumes, entre os quais um número expressivo de obras raras, reunidas desde o século 19, e um banco com mais de 150 mil imagens fotográficas produzidas desde 1950.

Boletim informativo

Para ajudar a diminuir a distância entre esse material de pesquisa valioso e o público, o Acervo Histórico lançará um boletim informativo, com periodicidade bimestral, após o período eleitoral. O objetivo é mostrar a relevância do material conservado pela Casa.

Além de disponível no Portal da Assembleia, o informativo será impresso e distribuído a gabinetes parlamentares e divisões da Assembleia, além de universidades, arquivos, bibliotecas, órgãos da administração pública, centros de pesquisa e demais legislativos do país.

O informativo será composto por três seções: Documento em Foco; Entrevista; e Notícias e Eventos. Na seção Documento em Foco, a equipe do Acervo fará a seleção e análise de documentos do acervo. A seção Entrevista trará relatos de pesquisadores que usaram o Acervo sobre a importância que a documentação do Legislativo teve em seu trabalho. Notícias e eventos divulgará informações sobre a área de arquivo e história.

A primeira edição vai reproduzir trechos de discursos feitos uma semana antes do Golpe Militar, no dia 31 de março de 1964, que depôs o presidente João Goulart.

Para a gestora da Divisão de Acervo Histórico, Mônica Lima Horta, o informativo "constitui um esforço de difusão do patrimônio documental colocado à disposição da sociedade" e poderá incentivar novas pesquisas e publicações diversas, como revistas, livros, exposições e documentários.

O projeto gráfico, diagramação e impressão será realizado pelo Serviço Técnico de Editoração e Produção Gráfica do Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa.

alesp