Parlamento Jovem edição 2014

Em novembro a sessão será transmitida pela TV Alesp e os projetos de autoria dos alunos serão publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo
08/10/2014 17:54 | Da Redação

Compartilhar:

Trata-se se de uma sessão especial do Parlamento em que os deputados estaduais cedem suas cadeiras aos jovens estudantes de todo o Estado. <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2014/fg165233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma vez a cada ano, desde 1999 quando foi criado, o Parlamento Jovem atrai jovens estudantes à Assembleia Legislativa para vivenciarem a rotina parlamentar e terem a oportunidade de trazer para a tribuna da Casa as preocupações que ocupam o universo escolar e a realidade social da sua cidade, estado ou país. Essas preocupações dos jovens se convertem em projetos, que são discutidos e votados em plenário, em um verdadeiro exercício de cidadania. Embora sem valor legal, muitos temas desses projetos propostos pelos estudantes já foram aproveitados por deputados estaduais e transformados em leis aprovadas pela Casa, como também alguns jovens participantes do Parlamento Jovem seguiram a carreira política e foram eleitos para cargos públicos em suas cidades.

O Parlamento Jovem é fruto de uma proposta apresentada em conjunto pelo então deputado César Callegari, a deputada Célia Leão (PSDB) e por outros deputados, com o objetivo de estimular a participação dos jovens no processo de representação política. "O importante é que a juventude se faça cada vez mais presente na luta em prol do interesse público", disse Callegari, na edição de 2001. "Queremos construir uma nova geração de políticos capaz de nos substituir com qualidade", complementou.

Trata-se se de uma sessão especial do Parlamento em que os deputados estaduais cedem suas cadeiras aos jovens estudantes de todo o Estado. A sessão será transmitida pela TV Alesp e os projetos de autoria dos alunos serão publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.

Parlamento Jovem 2014

As atividades do Parlamento Jovem 2014 começam na 5ª feira, 6/11/2014, às 10 horas, com o credenciamento dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados; após o almoço, seguem para a Assembleia, onde conversarão com os deputados e receberão instruções sobre a sessão plenária.

A sessão do Parlamento Jovem tem a duração de um dia inteiro. Inicia às 10 horas da manhã de 6ª feira, 7/11/2014, com a diplomação e posse dos deputados; eleição da Mesa diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) e discussão e votação dos projetos, até às 18 horas aproximadamente, com um intervalo para almoço.

A voz da experiência

A coordenadora do programa desde a sua criação, Sonia Hernandes, lembra que o Parlamento Jovem foi instituído pela Assembleia com o objetivo principal de possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia participativa. "A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser do cotidiano do Poder Legislativo". Hernandes conta que sua experiência e convivência com esses jovens por tantos anos mostrou que envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e estimular sua participação na política é capaz de motivá-los a pensar de uma forma séria esses problemas e a elaborar propostas pró-qualidade de vida da sua população.

"É, na verdade, um convite à participação de todos na tarefa de formar brasileiros para o exercício pleno da sua cidadania", finalizou.

alesp