ILP realizará cursos sobre participação política e saneamento

Inscrições, gratuitas, estão abertas para o público em geral
13/10/2014 17:45 | Da Redação

Compartilhar:

Instituto do Legislativo Paulista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estão abertas no Instituto do Legislativo, as inscrições para os cursos Breve história da participação política no Brasil e Saneamento e gestão ambiental. São 60 vagas disponíveis para ambos os cursos, que são gratuitos. O primeiro, com inscrições abertas até o dia 24/10, terá cinco aulas, a cargo do professor-doutor Malcon C. Lautenschläger Arriaga.

Sempre às segundas-feiras, a partir do dia 3/11, das 18h30 às 21h30 serão abordados temas como a concepção de política em suas origens, a visão crítica sobre o Estado contemporâneo e suas necessárias ligações com as condições econômicas de sua existência. Pretende também abordar o binômio representação/representatividade, buscando esclarecer sobre as concepções de legitimidade e legalidade.

O curso propõe ainda apresentar as diferentes condições da política e das práticas políticas anteriores à formação da sociedade de massas, informar sobre a história da mobilização política e os principais marcos da história no Brasil., estabelecendo bases críticas sobre a realidade como encontro das forças sociais.

Também buscará esclarecer sobre noções tomadas pela mídia permitindo a formação de visão crítica a respeito, fornecer bases para o debate sobre o que seja e quais os níveis ótimos de participação política e instrumentos de crítica às mobilizações da sociedade brasileira nos últimos anos. Por fim, será abordada didaticamente a trajetória da política brasileira como embasamentos para estudantes, estudiosos e interessados em geral, para instrumentalizar a geração própria de concepções de participação política.

Na primeira aula, no dia 3/11, o tema será A concepção de política, onde serão mostrados um panorama de sua origem e sistemas. No dia 10/11, será feita uma Breve história da participação política no Brasil, desde a época colonial, passando pelo processo de emancipação e o longo período imperial.

O tema terá continuidade nos dias 17 e 24/11, quando se verá a inserção capitalista e a República no Brasil, passando pela Revolução de 1930 e a solução autoritária: Vargas; e o ressurgimento do liberalismo e o regime militar e o bipartidarismo. Por fim, no dia 1º/12, serão tratados os relatórios da ONU e outra concepção de bem estar.

Saneamento e gestão ambiental

Com inscrições abertas até o dia 19/10, o curso Saneamento e gestão ambiental se realizará em sete aulas entre os dias 22/10 e 3/12, sempre às quartas feiras, das 14 às 17 horas. Serão abordados por especialistas os temas saúde, saneamento e meio ambiente; educação sanitária e ambiental; sistemas de abastecimento de água e esgotos; gestão de recursos hídricos, ambiental e de resíduos sólidos e os gases do efeito estufa.

Na primeira aula, a cargo de Wanderley Paganini, abordará no dia 22/10 o tema Saúde, saneamento e meio ambiente. No dia 29/10, Ana Szajubok e John E. Tatton falarão sobre Educação sanitária e ambiental. Sistemas de abastecimento de água e esgotos será abordado no dia 5/11, por Wanderley Paganini.

Na quarta aula, dia 12/11, Silvio Siqueira e Cristina Barrichello discorrerão sobre Gestão de Recursos Hídricos; e dia 19/11, Paula Sapia e Maria Luzimar falarão sobre Sistema de gestão ambiental. Na sexta aula, Ana Szajubok e John E. Tatton abordarão o problema dos gases de efeito estufa e, na última aula, o tema será gestão de resíduos sólidos, a cargo de Ana Szajubok e Alzira Garcia. Após as aulas, haverá debate sobre os temas.

As inscrições sobre ambos os cursos, que são gratuitos e abertos à comunidade em geral podem ser feitas na página do ILP no portal da Assembleia Legislativa - clique aqui As aulas serão na sede do ILP.

alesp