Partido da Educação é o maior do Parlamento Jovem 2014


14/10/2014 20:28 | Da Redação

Compartilhar:


O tema predominante dos 94 projetos de lei selecionados para o Parlamento Jovem 2014 foi Educação: foram 33 projetos apresentados nessa área. Em seguida foram privilegiados pelos estudantes os assuntos: Natureza (17 PLs), Saúde (8), Cultura (7), Direitos Humanos e Segurança Pública (ambos com 6), Defesa do Consumidor (5), Agricultura, Emprego e Esportes (3 cada), Habitação (2) e Juventude (1).

Participam do Parlamento Jovem deste ano 94 alunos do ensino fundamental. As atividades começam na 5ª feira, 6/11, às 10 h, com o credenciamento dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados; após o almoço, seguem para a Assembleia, onde conversarão com os deputados e receberão instruções sobre a sessão plenária.

A sessão do Parlamento Jovem tem a duração de um dia inteiro. Inicia às 10 h de 6ª feira, 7/11, com a diplomação e posse dos deputados; eleição da Mesa Diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) e discussão e votação dos projetos, até às 18h aproximadamente, com um intervalo para almoço.

Deputados por um dia

Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Casa, o Parlamento em sua versão voltada a crianças e jovens tem por objetivo oferecer a estudantes a experiência no exercício de mandatos parlamentares, como contribuição à sua formação em cidadania e democracia. A cada ano, alternam-se alunos do ensino fundamental e do médio, na oportunidade de participarem de um dia do Legislativo, apresentando projetos por eles elaborados a fim de que compreendam in loco as funções desse poder.

A seleção dos parlamentares jovens foi realizada através de projetos, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.

alesp