Assembleia homenageia Aeronáutica e Santos Dumont


17/10/2014 15:25 | Da Redação

Compartilhar:

Fernando Capez preside a solenidade no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165431.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> General Riyso Ikeda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165432.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Maurício Souza Blazeck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165433.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa que presidiu os trabalhos da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165434.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubistchek durante cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165435.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Civis e militares presentes à homenagem acompanham execução do Hino Nacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165436.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grupo de crianças encenam dança em homenagem à Aeronáutica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165437.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .........<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165438.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ............<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Militares mostram placa comemorativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Militares da Aeronáutica nas galerias do plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Adib Casseb<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para homenagear a Aeronáutica brasileira e seu patrono, Santos Dumont, e celebrar o Dia do Aviador (que se comemora em 23 de outubro), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene nesta sexta-feira, 17/10, por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB).

"Todas as profissões são sublimes, em todas há a dignidade de servir. Mas o militar tem algo que o distingue: ele está preparado para, se necessário, salvar vidas e doar a própria ao seu semelhante e à pátria", destacou Capez.

Homenageado pelo Legislativo com uma placa, o comandante do IV Comando Aéreo Regional (Comar), major-brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, fez um balanço das atividades desenvolvidas pela Aeronáutica no Estado de São Paulo.

Ele destacou, entre outros dados, que 96% das atividades da indústria aeronáutica brasileira se desenvolvem em São Paulo e que 8% das exportações da indústria paulista se concentram no setor aeronáutico. Damasceno enalteceu o papel de instituições de ensino ligadas à instituição, como a Escola de Especialistas da Aeronáutica, a Academia da Força Aérea e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica. O ITA deve dobrar o número de formandos, de 120 para 240, até 2018.

A assinatura com a empresa sueca Saab, prevista para a próxima semana, de contrato para a aquisição dos primeiros 36 aviões de caça modelo Gripen foi definido por Damasceno como um dos momentos de protagonismo que a Aeronáutica vive hoje. "Estamos criando uma relação de trabalho e amizade, e principalmente de transferência de tecnologia que permitirá ampliar nossa capacidade de conhecimento e de geração de emprego", afirmou.

A sessão solene contou com a presença de autoridades civis e militares. O delegado geral de Polícia Civil do Estado, Luiz Maurício Souza Blazeck, citou o lema da Força Aérea, "Asas que protegem o país", para lembrar os feitos do patrono da FAB. "Se o homem pode voar, alterando as regras da natureza, pode também produzir um mundo melhor", ele observou.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb, buscou na história de Santos Dumont exemplos de "bravura e coragem, qualidades que inspiram a história da Força Aérea Brasileira". Casseb ressaltou ainda o papel da Aeronáutica na manutenção da segurança, executando atividades de patrulhamento fundamentais no combate ao tráfico de drogas. Representando o Exército, o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, general-de-brigada Riyzo Ikeda, rendeu homenagem à Força Aérea e destacou que "sem a FAB seria difícil cumprir nossa missão".

Também participaram da sessão solene estudantes da escola estadual Santos Dumont, que fica no bairro da Penha, na capital paulista. As meninas executaram números de ginástica rítmica e quatro alunos compareceram caracterizados como Santos Dumont.

alesp