Congratulação a Laurentino Gomes pelo Prêmio Jabuti


28/10/2014 18:00 | Da assessoria do deputado Rodrigo Moraes

Compartilhar:

Laurentino Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Rodrigo Moraes (PSC) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulação ao escritor e jornalista Laurentino Gomes, da cidade de Itu, por ter vencido pela terceira vez o Prêmio Jabuti " o mais tradicional prêmio literário do país " na categoria reportagem, com o livro "1889".

A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 18/11, no auditório Ibirapuera, em São Paulo. Para o deputado, é motivo de muita alegria congratular-se com uma pessoa que contribui para a história do Brasil. "Esse livro enriquece nossa cultura, pois ele traz acontecimentos importantíssimos do nosso país", finaliza o parlamentar.

"1889" é a última obra de uma trilogia de Gomes que envolve datas e acontecimentos históricos na formação do Brasil. Na obra, o escritor trata dos desdobramentos da Proclamação da República. Os primeiros títulos, "1808" e "1822", já haviam rendido o Jabuti para ele. Em um dos capítulos do livro, intitulado "Os Republicanos", Laurentino destaca a importância de Itu para a organização do movimento republicano brasileiro.

Laurentino Gomes nasceu em Maringá, no norte do Paraná, cidade da qual é cidadão benemérito e membro da Academia de Letras. Formou-se em jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Atualmente, vive na zona rural de Itu (SP).

rodrigomoraes@al.sp.gov.br

alesp