Novembro Azul marca prevenção do câncer de próstata


04/11/2014 14:17 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler, autor da lei do Novembro Azul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Segundo o Ministério da Saúde, 69 mil homens devem sofrer com o câncer de próstata somente neste ano, no Brasil. O diagnóstico antecipado e o tratamento na fase inicial da doença são essenciais para evitar complicações, pois 90% dos casos identificados precocemente são curados. A campanha Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a necessidade de rápido diagnóstico da doença e do quanto é importante cuidar da saúde.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata - 17 de novembro - tem motivado diversas iniciativas de conscientização em relação à doença e a outros males com incidência maior sobre a população masculina.

A campanha Novembro Azul conta com o envolvimento de diversos órgãos públicos, privados e do terceiro setor, e a Lei estadual 15.430, de autoria de Roberto Engler (PSDB), oficializou essa mobilização.

"É uma campanha com potencial de salvar vidas. Orientar as pessoas que a prevenção é fundamental não apenas em relação ao câncer de próstata, mas sempre que o assunto for saúde", avalia Engler.

O câncer de próstata não pode ser evitado. Por isso, a melhor maneira de garantir sua cura é a prevenção, que é feita por meio de exames periódicos. "É preciso vencer o receio que uma parcela dos homens tem em relação aos exames. A vida está acima de qualquer tabu", afirma o deputado.

rengler@al.sp.gov.br

alesp