Parlamento Jovem realiza sua 16ª edição
07/11/2014 18:06 | Da Redação - Fotos: Márcia Yamamoto, Maurício Garcia e Roberto Navarro
Nesta sexta-feira, 7/11, a Assembleia Legislativa realizou a 16ª edição do Parlamento Jovem, projeto voltado a estudantes das escolas públicas e particulares do Estado. Neste ano, o evento reuniu alunos do ensino fundamental. A seleção dos parlamentares jovens foi realizada por meio de proposituras apresentadas por eles, respeitando critérios de concisão, clareza, pertinência ao tema, originalidade e condições de aplicação efetiva.
Como já é tradição, o partido temático predominante do Parlamento Jovem 2014 foi Educação, com 33 projetos apresentados nessa área. Em seguida, foram privilegiados pelos estudantes os assuntos: Natureza (17), Saúde (8), Cultura (7), Direitos Humanos e Segurança Pública (ambos com 6), Defesa do Consumidor (5), Agricultura, Emprego e Esportes (3 cada), Habitação (2) e Juventude (1).
Deputados por um dia
Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Casa, o Parlamento em sua versão voltada a crianças e jovens tem por objetivo oferecer a estudantes a experiência no exercício de mandatos parlamentares, como contribuição à sua formação em cidadania e democracia.
Os estudantes têm a oportunidade de participar de um dia de trabalho do Poder Legislativo, apresentando projetos por eles elaborados a fim de que compreendam in loco as funções desse poder.
As sessões do Parlamento Jovem são idênticas às realizadas pelos deputados, a começar pelo local: o plenário Juscelino Kubitschek, onde são debatidos e votados todos os projetos de lei. Como os parlamentares reais, os participantes do PJ são diplomados, prestam juramento, elegem sua Mesa Diretora e defendem seus projetos no processo de votação.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações