Cidadania para autistas é debatida em audiência


10/11/2014 19:00 | Da Redação Fotos: Maurício Garcia

Compartilhar:

Deputado Carlos Giannazi presidindo a audiência pública desta segunda-feira, 10/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165875.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na audiência pública desta segunda-feira, 10/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165876.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 10/11, foi realizada a audiência Cidadania dos Autistas, dentro do 2º Seminário de Estudos Espaço Mulher, com a presença de especialistas sobre o tema. O evento teve apoio do deputado Carlos Giannazi (PSOL) que, na abertura dos trabalhos, destacou a necessidade de inclusão social e escolar dos autistas, por ser uma questão de cidadania. "É necessário estabelecer uma formação específica em cursos como Pedagogia, pois não se ensina a trabalhar com alunos com necessidades especiais, o que dificulta a inclusão", disse o deputado.

Organizadora do evento, Elizabeth Mariano apresentou os palestrantes e narrou como decidiu realizar o seminário. Para falar sobre a importância do atendimento social e sobre o Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira, o seminário contou com a jornalista Aline Rosa e a enfermeira Luciana Mateus.

As palestras seguintes trataram da inclusão de jovens e adultos autistas e com outras síndromes em diversas áreas. O psiquiatra Estevão Vasdasz, especialista em crianças e adolescentes, palestrou sobre o tema na área de saúde pública, o administrador de empresas Jan Wiegerinck falou da inclusão no trabalho, e a psicóloga e pedagoga Carmen Lydia da Silva Trunci de Marco falou da inclusão na educação.

A multiterapia como aliada na educação social e comportamental dos autistas foi o tema da psicoterapeuta Lou de Olivier. Por fim, houve debate entre os participantes, sobre o tema A realidade na educação e atendimento a pessoas autistas.

alesp