Região Administrativa de Itapeva instala escritório para agilizar demandas locais

Inauguração contou com a presença de deputados e do governador em exercício, Samuel Moreira
12/11/2014 19:55 | Da Redação - Fotos: A2 Fotografia / Alexandre Carvalho

Compartilhar:

Samuel Moreira, governador do Estado em exercício, discursa durante inauguração da sede do Escritório Regional de Planejamento (Erplan), em Itapeva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165997.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Descerramento da placa de inauguração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165998.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira, governador do Estado em exercício, concede entrevista a jornalista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença do governador em exercício, Samuel Moreira, foi inaugurada nesta quarta-feira, 12/11, na cidade de Itapeva, a sede do Escritório Regional de Planejamento (Erplan), com o objetivo principal de atender mais rapidamente as demandas locais dos 32 municípios que fazem parte da 16ª Região Administrativa (RA) do Estado.

Em seu discurso, Moreira destacou que "a inauguração do escritório consolida o processo de criação da Região Administrativa, antiga reivindicação dos municípios." As prefeituras sempre apresentam projetos para viabilizar investimentos nas mais diversas áreas, em parceria com o Estado. A presença do Erplan aproxima ainda mais as administrações municipais e a estadual, oferecendo agilidade no atendimento a essas demandas. Agora, os representantes da população - prefeitos e vereadores - não precisam mais ir até Sorocaba ou à capital, para dar andamento a esses projetos".

A solenidade de inauguração contou também com a presença dos deputados Edson Giriboni e Dr. Ulysses (ambos do PV); do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini; além de prefeitos e vereadores da região.

Desde fevereiro de 2014, Itapeva passou a sede da 16ª Região Administrativa (RA) do Estado, formada por 32 municípios: Angatuba, Campina do Monte Alegre, Buri, Capão Bonito, Ribeirão Branco, Apiaí, Iporanga, Coronel Macedo, Itaí, Arandu, Paranapanema, Itaberá, Taquarituba, Tejupá, Piraju, Riversul, Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Barra do Chapéu, Itaoca, Ribeira, Itapirapuã Paulista, Fartura, Taguaí, Barão de Antonina, Itaporanga, Nova Campina, Ribeirão Grande, Sarutaiá, Taquarivaí e Guapiara.

A região se destaca como a maior produtora de minérios do Estado. E como grande produtora de grãos, é responsável pelo desenvolvimento do agronegócio e da agroindústria paulista, além de concentrar as principais áreas de reflorestamento de São Paulo. Itapeva também abriga uma unidade da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma Fatec (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo), seis unidades de Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e uma santa casa.

alesp