Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo comemora 65 anos

Instituição refuta o confronto e busca o diálogo, afirmou delegado-geral
14/11/2014 15:35 | Da Redação - Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Marilda Pansonato Pinheiro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Maurício Souza Blazeck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166028.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Camilo Pires de Campos, Marilda Pansonato Pinheiro, Fernando Capez, Kleber Leyser de Aquino, Luiz Maurício Souza Blazeck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubistchek durante solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166030.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kleber Leyser de Aquino, Marilda Pansonato Pinheiro, Luiz Maurício Souza Blazeck, João Camilo Pires de Campos e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para comemorar os 65 anos da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp) foi realizada nesta sexta-feira, 14/11, por solicitação do deputado Fernando Capez (PSDB), sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek, com a participação expressiva de representantes da Polícia Civil paulista.

Capez enumerou diversas conquistas obtidas pela classe dos delegados de polícia, entre elas a aprovação da proposta de emenda constitucional que reconheceu o status de carreira jurídica dos delegados. O parlamentar afirmou ainda que estará empenhado para que a categoria obtenha remuneração compatível com esse reconhecimento. "O trabalho determinado da Adpesp merece ser referendado com substantivos. Basta ser descritivo para reconhecer a importância da atuação da entidade", disse Capez.

"O reconhecimento da Casa do povo paulista demonstra o reconhecimento de toda a população aqui representada", avaliou o delegado-geral de Polícia Civil do Estado, Luiz Maurício Souza Blazeck. Ele assegurou que a Polícia Civil é uma instituição politicamente madura, "que refuta o confronto e busca o diálogo".

Blazeck destacou ainda a relevância da participação feminina na Polícia Civil, da qual uma das representantes é a presidente da Adpesp, Marilda Pansonato Pinheiro. Agradecendo a colaboração dos mais de 4 mil associados da entidade, Marilda considerou o reconhecimento da carreira jurídica dos delegados como "o primeiro passo para ocupar o patamar que merecemos na segurança pública do Estado".

Participaram também da sessão solene, entre outros, o general João Camilo Pires de Campos, chefe do Comando Militar do Sudeste; o juiz Kleber Leyser de Aquino, assessor de Assuntos de Segurança Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). Faria defendeu a volta, para o âmbito da Polícia Civil, da corregedoria da instituição, atualmente subordinada diretamente ao gabinete do secretário da Segurança Pública.

Durante a cerimônia, aconteceu uma apresentação do projeto Violão Especial, que oferece à pessoa com mobilidade reduzida a possibilidade de vivenciar a prática musical. O projeto é de iniciativa do Professor Reinaldo Amorim, mestrando em pediatria na Unicamp e integrante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Foram apresentadas duas músicas: "Aquarela", com Klovys Almeida, que é integrante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, e, durante a realização de trabalhos de salvamento, perdeu um braço. Na sequência, Andréia Campello, estudante de pedagogia que sofreu queimaduras de 3.º grau durante a infância, apresentou a música "No dia em que saí de casa".

alesp