Homenagem por contribuição na luta contra a Aids


04/12/2014 14:30 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Eleonora Menicucci, Telma de Souza e Arthur Chioro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Telma de Souza (PT) foi homenageada, em 1/12 - Dia Internacional de Luta Contra a Aids, em Brasília, por sua contribuição à causa no Brasil. O reconhecimento leva em conta a gestão de Telma à frente da Prefeitura de Santos (1989-1992), quando a cidade deixou o topo do ranking de cidades com o maior número de casos da doença. A deputada recebeu o prêmio das mãos dos ministros Arthur Chioro e Eleonora Menicucci, da Saúde e da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.

Telma foi a única homenageada com mandato eletivo, entre especialistas, pesquisadores e técnicos da saúde. Mestre em Saúde Coletiva, a deputada foi convidada a escrever um artigo para um livro comemorativo pelos 30 anos do Programa Nacional de DST/Aids no Brasil, criado em 1985. O projeto é do Ministério da Saúde e foi lançado durante a cerimônia.

"Telma teve e tem seu lugar de destaque na formação das políticas de combate à Aids no Brasil", destacou Eleonora Menicucci. No momento dos agradecimentos, a deputada lembrou que o ministro Chioro, bem como o coordenador de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, também presente, integraram a vitoriosa equipe da Secretaria de Saúde de Santos, entre 1989 e 1992, tendo David Capistrano como secretário. "Este prêmio é de vocês, também: Fábio, Artur e David", disse a deputada.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp