Alerta para as compras de de Natal


11/12/2014 16:39 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Fabricação de panetones<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166535.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), afirmou no dia 10/12, que o consumidor deve ficar atento às compras de Natal e Ano Novo, principalmente ao verificar a indicação de peso e volume dos produtos sazonais, como panetones e vinhos, bem como de brinquedos ou até mesmo os enfeites luminosos.

Para garantir a melhor compra dos produtos sazonais, o parlamentar explicou que o consumidor deve ainda realizar pesquisas de preços e opções de pagamentos. "É preciso verificar sempre a indicação de peso/volume de produtos como panetones, vinhos, peru, pernil, pescados e carnes em geral, cereais e pães, frutas e lentilha", comentou.

Edmir Chedid explicou que os itens considerados pré-medidos " aqueles pesados sem a presença do consumidor " devem obrigatoriamente conter informação de peso/volume. "O consumidor pode ainda utilizar as balanças disponibilizadas pelos supermercados para realizar a conferência. Caso o valor seja menor ao conteúdo nominal é preciso denunciar", complementou.

De acordo com o parlamentar, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), a pedido do Poder Legislativo, tem intensificado a fiscalização nesse período a fim de garantir que os consumidores adquiram produtos de acordo com as normas nacionais. "O consumidor que tiver dúvidas, desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao Ipem pelo telefone 0800 013 0522", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp