Deputado visita quilombo em Itapeva


11/12/2014 10:57 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:

Deise, Gilmaci e Suzana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166537.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Eu sonho em me formar para ajudar a minha família e a comunidade", a afirmação de Deise Maria de Lima, lembra a de tantos outros brasileiros que sonham em cursar uma faculdade, não fosse um detalhe: Deise faz parte de uma comunidade quilombola. A dificuldade em viver em um quilombo se junta aos obstáculos que ela e Suzana de Campos, estudantes de direito, e outra jovem que cursa agronomia encontram todos os dias por causa da falta de transporte.

As histórias de Deise e Suzana foram ouvidas pelo deputado Gilmaci Santos, líder do PRB. O Parlamentar esteve no domingo, 7/12, na comunidade remanescente de quilombo do Jaó. Considerado um dos quilombos mais antigos do país, a comunidade mantém as tradições de seus antepassados. São 56 famílias descendentes de escravos que vivem em uma área de 68 alqueires em Itapeva, sudoeste do Estado de São Paulo.

As jovens nasceram no quilombo e têm dificuldades para chegar à faculdade todos os dias. "Essas jovens tem um sonho e enfrentam dificuldades diárias para alcançá-lo", disse Gilmaci. Deise e Suzana já pediram ajuda ao executivo municipal, mas por enquanto ainda não obtiveram nenhuma resposta.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp