Eleitos em 2014 são diplomados em solenidade na Sala São Paulo
19/12/2014 17:08 | Da Redação: Maurício de Souza e Marco Cardelino
O Tribunal Regional Eleitoral realizou nesta sexta-feira, 19/12, a cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito de outubro de 2014, nos cargos proporcionais e majoritários.
A solenidade, realizada na Sala São Paulo, no centro da capital, foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, que desejou aos diplomandos sucesso em seus mandatos, transmitindo a eles uma "mensagem de confiança e de esperança" no exercício da democracia representativa.
Também compuseram a mesa os chefes dos três Poderes do Estado: o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini, o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Assembleia Legislativa, tendo os dois últimos deixado a mesa de trabalhos somente no momento em que receberam seus próprios diplomas de governador reeleito e de deputado federal. Participaram ainda da mesa, alternando-se para a entrega dos diplomas, André Carvalho Ramos, procurador regional eleitoral; Mário Devienne Ferraz, vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral; Diva Malerbi, Roberto Maia, Silmar Fernandes, André Jorge e Alberto Toron, todos juízes do TRE; e Jade Prometti, diretora-geral do TRE.
A entrega dos diplomas para os cargos proporcionais foi iniciada pelos 94 deputados estaduais, seguidos pelos 70 federais. A seguir, foram diplomados os suplentes de José Serra no Senado federal, José Aníbal e Atílio Francisco, e o vice-governador Márcio França. O último a receber o diploma foi Geraldo Alckmin.
Os deputados foram chamados nominalmente, iniciando-se pelo parlamentar mais votado da coligação que obteve o maior número de cadeiras em cada casa legislativa. Assim, o primeiro deputado estadual e ser diplomado foi Fernando Capez (PSDB), eleito com 306.268 votos pela coligação PSDB-DEM-PPS-PRB, que elegeu 37 parlamentares estaduais.
Entre os deputados federais, o primeiro a ser diplomado foi Bruno Covas, que obteve 352.708 votos pela coligação PSDB-DEM-PPS, que conquistou 20 cadeiras na Câmara dos Deputados.
Os suplentes dos deputados estaduais e federais não foram diplomados na cerimônia. Eles receberão seus diplomas no pessoalmente no TRE, tal como os eleitos que não puderam comparecer à sessão solene na Sala São Paulo.
Prevista no Código Eleitoral, a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral, que se iniciou com a escolha dos candidatos nas convenções partidárias, prosseguiu com o registro da candidatura, período de propaganda eleitoral, votação, apuração, homologação e proclamação dos resultados, e o julgamento das contas de campanha.
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse. A partir da diplomação, também ocorrem os prazos para os recursos contra expedição de diploma e ações impugnando mandato eletivo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições