Governo do Estado autoriza homologação de licitação para operar VLT da Baixada Santista


05/01/2015 15:44 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

  Autoridades durante evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2015/fg166863.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, João Caramez (PSDB), acompanhou o governador Geraldo Alckmin, quinta-feira, dia 18/12, na solenidade de autorização do edital e a homologação da Parceria Público-Privada (PPP) para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos da Baixada Santista.

"São ações que visam o transporte de alta capacidade, qualidade, não poluente e que beneficiam o transporte coletivo e metropolitano", disse o governador Geraldo Alckmin durante o anúncio, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes.

O edital de pré-qualificação das obras do VLT refere-se ao trecho Conselheiro Nébias - Valongo. O público estimado é de 40 mil usuários/dia e a previsão é que as obras sejam iniciadas no 1º semestre de 2015. "Esta será uma obra importante do governo do Estado que contemplará os usuários de transporte público da Baixada Santista com 8 km de extensão, 14 estações de embarque/desembarque", disse Caramez.

A homologação do vencedor da licitação é para operar o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A licitação refere-se à operação do transporte intermunicipal, incluindo ônibus, VLT, além do fornecimento de sistemas e de veículos (ônibus e VLTs), operação e manutenção nos nove municípios da Baixada Santista.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp