Contorno ferroviário para Rio Preto


23/01/2015 11:38 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Deputado Sebastião Santos na sede do DNIT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2015/fg167058.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em resposta a ofício do deputado Sebastião Santos (PRB), afirmou que a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e do Anteprojeto de Engenharia para a construção do contorno ferroviário de Cedral, Rio Preto e Mirassol deverá ser licitado até fevereiro de 2015. O órgão revelou ainda que o empreendimento não está incluído no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), porém está em avaliação no Ministério de Planejamento.

Sebastião esteve no DNIT no final do ano passado para protocolar um abaixo-assinado pedindo a retirada dos trilhos da área urbana de Rio Preto. Em 2013, oito pessoas morreram num descarrilamento no Jardim Conceição, zona norte da cidade. O parlamentar vem alertando sobre esse problema desde que assumiu seu primeiro mandato como deputado, em 2011. De lá para cá foram vários descarrilamentos em todo o Estado, sobretudo nas regiões Noroeste e Oeste.

O diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Mário Dirani, disse ainda no ofício que um projeto de contorno ferroviário para Rio Preto havia sido iniciado, mas o contrato foi paralisado e rescindido devido à inclusão dos municípios de Cedral e Mirassol. Segundo o Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas (Prosefer), "esta variante resolve definitivamente os conflitos entre a operação ferroviária de carga não só em Rio Preto, mas também em Cedral e Mirassol".

A resposta do DNIT mostra que a atuação de Sebastião, da imprensa e da sociedade tem levado o governo a estudar mecanismos para solucionar o problema. No entanto, em virtude da necessidade de inclusão do empreendimento no PAC, o parlamentar pretende ir até o Ministério do Planejamento fazer o pedido pessoalmente. "Pretendo sensibilizar a bancada do PRB na Câmara Federal e no Senado para que essa demanda seja incluída no PAC. Só assim teremos a certeza da solução definitiva."

sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp