Carta de despedida

Novos desafios
30/01/2015 19:06 | Samuel Moreira

Compartilhar:

Samuel Moreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2015/fg167145.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Eleito deputado federal no último pleito, o atual presidente da Assembleia, deputado Samuel Moreira, deixa o Legislativo paulista, agradecendo principalmente aos colegas de Parlamento e fazendo um balanço de sua trajetória na Casa. Confira a íntegra da carta:

Sras. e Srs. deputados

Ao concluir este segundo mandato de deputado estadual e a gestão de dois anos na presidência da Assembleia Legislativa, quero, em primeiro lugar, trazer uma palavra de agradecimento aos colegas parlamentares, de todos os partidos, com quem convivi nos últimos oito anos, e com os quais muito aprendi.

Agradeço também a sempre republicana interlocução com os chefes do Poder Executivo, governador Geraldo Alckmin, e do Judiciário, Renato Nalini e Ivan Sartori.

Uma palavra ainda de gratidão e de reconhecimento aos dedicados funcionários da maior casa legislativa estadual da América do Sul e à população do Estado. O povo paulista esteve sempre presente no dia a dia do Legislativo, em reuniões, audiências públicas e fazendo contato, com sugestões, propostas, críticas, mas também elogios ao trabalho da Assembleia.

Quando aqui cheguei, em 2007, eleito com 109 mil votos, já tivera a honra de comandar, com absoluta dedicação, por duas vezes, a prefeitura de Registro, e, em seguida, enfrentar o desafio de dirigir a subprefeitura de São Miguel Paulista, na capital, na gestão do prefeito José Serra.

Nos oito anos de trabalho legislativo, assumi, graças à confiança e à parceria dos colegas parlamentares, sucessivamente, a liderança da bancada de meu partido, o PSDB, por duas vezes, a liderança do Governo Geraldo Alckmin e, finalmente, a presidência da Assembleia. Esse período de trabalho árduo e intenso abriu meus horizontes, consolidou em mim o compromisso com a valorização e o fortalecimento das instituições e atuação do legislativo, como caminho de mudanças.

Nos dois últimos anos, na presidência da Assembleia, conseguimos qualificar a produção legislativa, com leis de inequívoca importância para o Estado, referências para o país e algumas com repercussão internacional.

Também tivemos a oportunidade de discutir e aperfeiçoar políticas públicas e sociais da maior relevância para a população, como a ampliação da rede escolas técnicas (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs), escolas de tempo integral, mais vagas na USP, Unesp e Unicamp, novos hospitais regionais, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), a aquisição de ferramentas de Inteligência Policial, a duplicação de rodovias e a construção de linhas de trem e metrô, entre outras.

A Assembleia manteve o rigor no trato de recursos públicos, adotou modernas práticas de gestão e reduziu despesas. Aproximou-se da sociedade ao ampliar a transparência das informações sobre a atuação dos parlamentares, a gestão administrativa e o processo legislativo.

Chegou a hora de levarmos essa luta para Brasília. Trabalhar na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional com a mesma dedicação e responsabilidade. E com a honra de representar a vontade expressa nas urnas por mais de 227 mil eleitores. É por isso que desejo lutar por uma reforma fiscal que garanta, de fato, a descentralização na distribuição dos recursos provenientes de impostos, para ampliar e melhorar a prestação de serviços públicos.

Mas não quero apenas isso. Quero trabalhar por uma mudança radical no nosso sistema político, por uma nova forma de escolha. Precisamos de um modelo no qual o eleitor se sinta representado e saiba quem é seu representante e dele possa cobrar pelos compromissos assumidos. O que precisamos não é da ausência de política, mas do exercício da política com qualidade. Portanto, lutaremos por uma Reforma Política.

Muitos dizem que essas lutas são impossíveis. Mas, lembro que na luta pelas eleições diretas ou pelo fim da inflação, o bravo povo brasileiro venceu os céticos e mostrou que era possível. Chega o momento de enfrentar novos desafios.

Nosso compromisso é valorizar a política como caminho para a melhoria da qualidade de vida da população e a consolidação da democracia, direitos e deveres, e escolha dos rumos que nos levarão a um país mais justo, com o qual todos sonhamos.

Muito obrigado a todos!

Samuel Moreira

alesp