Debate sobre a crise hídrica


02/02/2015 17:26 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Aldo Demarchi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupados com a crise hídrica em São Paulo, o deputado Aldo Demarchi (DEM), representantes dos municípios da região que compõe o Sistema Cantareira - Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia, Vargem, Santa Isabel, Bom Jesus dos Perdões, Igaratá, Jarinu, Atibaia, Extrema, Camanducaia, Itapeva, São Paulo e Sapucaí-Mirim " estiveram reunidos, no dia 30/1, com autoridades, ambientalistas, associações, parlamentares e entidades que defendem o meio ambiente. A finalidade do encontro realizado em Bragança Paulista foi discutir e propor uma carta de intenções sobre como implementar políticas e ações para a grave crise hídrica no Estado e a necessidade de transformar projetos pilotos bem sucedidos em políticas públicas efetivas de conservação e produção de água para enfrentamento e superação da crise hídrica.

Um dos aspectos mais importantes do documento é o cumprimento do Código Florestal e a redução do tempo de recuperação com incentivo público. A obediência às leis vigentes é outro mecanismo que pode evitar desmatamentos, incêndios e outros danos ambientais. O documento também propõe o cruzamento de ações educativas, capacitação de gestores, orientação para o planejamento econômico/ambiental da propriedade rural, recursos para recuperação e conservação de APPs (Áreas de Preservação Permanente), entre outras medidas.

Demarchi defendeu, no debate, a recuperação das nascentes e olhos d"água, que são responsáveis pelo abastecimento de pequenos riachos que ganham volume até chegar aos grandes rios e represas. Ele apresentou vídeo sobre experiência de reflorestamento de nascente em sua propriedade que há duas décadas estava praticamente seca sem a proteção vegetal. Reflorestada e protegida, mesmo em época de longa estiagem, como vem se repetindo nos últimos 15 anos, a nascente aumentou a vazão. Demarchi também apresentou projeto do ambientalista Pedro Diesel para recuperar nascentes, como uma ideia alternativa simples, viável e barata.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp