Permanência de moradores à beira de ferrovia em Mirassol


02/02/2015 14:06 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Moradoras, Donegá e Sebastião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sebastião Santos (PRB) defende a permanência das famílias que vivem à beira da ferrovia em Mirassol, com base na resposta que obteve este mês do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), quanto ao pedido do parlamentar para a construção do contorno ferroviário que beneficiará a população de São José do Rio Preto, Cedral e Mirassol.

Em resposta a ofício do parlamentar, o DNIT informou que a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e do anteprojeto de engenharia para a construção do contorno ferroviário deverá ser licitado até fevereiro de 2015.

A decisão de retirar os moradores é da Justiça Federal, que atendeu ao pedido da concessionária América Latina Logística (ALL), responsável pela ferrovia. A ALL quer demolir as residências, mas sem indenizar nenhuma das famílias.

Para Sebastião, não há por que desapropriar essas famílias agora. "Há famílias que moram ali há 90 anos. Tirar essas famílias bem agora que o DNIT confirmou que o contorno será realizado não tem lógica, já que essa atual linha será desativada."

Sebastião visitou, acompanhado do vereador Donegá Neto, moradores que receberam ordem judicial para deixar sua residência em janeiro. Eles descobriram casos como o da família de Ildefonsa Sebastiana Macedo, que possui a escritura da casa desde 1973 e que mora no local há 70 anos. A família reclama o direito à indenização do imóvel.

sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp