Saúde convoca população a doar sangue antes do Carnaval


11/02/2015 10:00 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid preocupado com bancos de sangue <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167434.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria da Saúde convocou a comunidade para doar sangue nos dias que antecedem o carnaval a fim de reforçar os estoques dos hemocentros e hemonúcleos. Esta iniciativa recebeu o apoio do 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), que se demonstrou preocupado com a situação dos estoques.

Segundo o parlamentar, a medida tem caráter preventivo. "No momento, a Saúde nos informou que os bancos de sangue estão estáveis, mas sabemos que em feriados prolongados costuma haver um aumento de demanda por transfusões nos hospitais e Santas Casas em razão de acidentes, com consequente queda nos estoques", completou.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo. O tipo "O negativo" é o menos ofertado e também o mais utilizado, por ser universal. Para doar, basta comparecer a um dos 120 postos de coleta, hemonúcleos ou hemocentros espalhados pelo Estado de São Paulo.

"É necessário apresentar documento original com foto e estar bem alimentado; evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação, quanto o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta. Na ocasião, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso; nesse momento, é fundamental prestar informações verdadeiras.", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp