Revitalização do Parque da Gruta, em Americana


04/03/2015 19:00 | Da assessoria da Presidência

Compartilhar:

Chico Sardelli, Patrícia Lemos, Adriano Neves e Cícero Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg167911.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Chico Sardelli (PV), presidente da Assembleia Legislativa, esteve na manhã de 4/3, em audiência com a secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias Lemos, para tratar do projeto de revitalização da Gruta Dainese, em Americana. Também participaram o secretário de Meio Ambiente da cidade, Adriano Camargo Neves, e o subsecretário Cícero Moura. "Tenho o compromisso, desde o início do meu mandato, de buscar recursos para reurbanização do Parque da Gruta, uma importante área ambiental para Americana. Devido às dificuldades financeiras da prefeitura não conseguimos avançar anteriormente, mas estamos retomando o processo com boa expectativa", observou Sardelli. O deputado disse que a secretária encaminhou todo material referente ao parque para análise técnica.

O secretário Neves comentou que um levantamento completo da situação atual do Parque da Gruta foi apresentado à secretária estadual, com informações sobre as nascentes, a fauna existente, pontos de lançamento de esgoto, galerias que causaram erosão. "A água que corre na gruta, por exemplo, vai para o rio Piracicaba. O tratamento do esgoto e despoluição local vão beneficiar o rio Piracicaba", citou.

De acordo com o secretário municipal, com a revitalização, será possível aproveitar a área para lazer e recreação, com um espaço de educação ambiental na gruta, para receber grupos de estudantes e moradores.

Outro projeto apresentado à secretária Patrícia trata do reúso de água dos poços artesianos. "Geralmente as pessoas lavam os galões ou garrafas para pegar água, e parte da água vai para o ralo, algo em torno de 10% a 15%. Essa água poderá ser aproveitada em áreas verdes públicas do município", explicou.

O projeto está estimado em R$ 100 mil para aquisição de 40 caixas d´água de 5 mil litros. A ideia é colocar duas caixas d´água nos 20 poços artesianos que têm maior consumo na cidade. Essas caixas serão ligadas aos ralos e a água que seria desperdiçada volta a ser armazenada. "O uso da água dessas caixas três vezes por mês, por exemplo, totaliza 600 mil litros de água que podem ser reutilizados. Esperamos que, por intermédio de Sardelli, o governo possa liberar esse recurso, sendo a mão de obra para instalação das caixas feita pela própria prefeitura", completou.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp