Estado inicia campanha de vacinação contra HPV


10/03/2015 09:47 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Meninas entre nove e 11 anos podem se imunizar em postos de saúde.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Executivo, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou na segunda-feira, 9/3, a campanha de vacinação para proteger meninas com idade entre nove e 11 anos contra o papilomavírus humano (HPV). O deputado Edmir Chedid (DEM), que declarou apoio à iniciativa, informou que todas as unidades de saúde pública deverão aplicar a vacina gratuitamente.

Segundo o parlamentar, a imunização também será oferecida à população indígena feminina, com idade entre nove e 13 anos, além de meninas e mulheres portadoras do vírus HIV, na faixa etária dos nove aos 26 anos. "Trata-se de uma campanha importantíssima para as meninas, que também recebeu apoio da Assembleia Legislativa", complementou.

Chedid explicou ainda que esta vacina é eficaz, pois evita o papilomavírus humano e faz com que as mulheres não desenvolvam o câncer de útero, que é uma doença grave. "A meta do Estado é vacinar, até o final deste mês, 762,1 mil crianças, que respondem por 80% das meninas nessa faixa etária no Estado, e 6,6 mil portadoras de HIV", disse.

A imunização também ocorrerá nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE), que possuem sala de vacinação, e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs). "As meninas devem tomar mais duas doses da vacina, sendo que a segunda dose deve ser aplicada num intervalo de seis meses e a terceira dose depois de 60 meses", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp