Votuporanga pede apoio para tombamento de estrada


17/03/2015 14:51 | Da assessoria do deputado Carlão Pignatari

Compartilhar:

Pignatari (centro) e representantes de Votuporanga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Cuenca Stipp, solicitou apoio do deputado Carlão Pignatari (PSDB) para a aprovação de um projeto de lei visando o tombamento da estrada Boiadeira. Silvia reuniu-se com o deputado, no dia 9/3, em seu escritório, em Votuporanga. Com o tombamento, o governo do Estado poderá destinar recursos para a recuperação e preservação da estrada.

A secretária estava acompanhada de membros de sua equipe, que já trabalham há vários anos no projeto de resgate da memória da estrada Boiadeira: Evandro Jr. Ferreira da Silva, Marinês Manhami de Lima e Cibeli Moretti.

A equipe expôs ao deputado Carlão o projeto que começou a ser montado em 2011, com o argumento de que se trata de uma estrada centenária, responsável pelo surgimento e desenvolvimento de pelo menos 25 cidades na região.

A estrada Boiadeira, de acordo com os historiadores, foi criada há 119 anos (1896) para levar progresso, crescimento e desenvolvimento à região Noroeste paulista, até então uma mata inexplorada. A partir da década de 1940, a estrada começou a ser esquecida, com a expansão da ferrovia e a chegada das rodovias. Muitos anos se passaram, porém, há ainda, igrejas, casarões e cemitérios no traçado da Estrada, que vai de Aparecida do Taboado (MS) a Barretos (SP).

A referida estrada tinha 350 quilômetros e era usada por bandeirantes e tropeiros que viajavam por ela, rasgando o sertão e conduzindo boiadas.

carlaopignatari@al.sp.gov.br

alesp