Aprovado PL que protege mananciais do Alto Juquery e Cantareira


19/03/2015 20:09 | Da liderança do PV

Compartilhar:

O então deputado e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Beto Trícoli, conduz uma das audiências públicas para debater o PL 272<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou o PL 272/2010, que dispõe sobre os limites da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery (APRM - AJ), na quarta-feira, 18/3. O projeto declara a área como de interesse regional destinada ao abastecimento.

O Alto Juquery é parte do sistema Cantareira. Juntamente com os reservatórios Guarapiranga e Billings, é responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo. Daí a importância de sua recuperação.

O texto diz também que a APRM - AJ contará com Sistema de Planejamento e Gestão inserido no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, garantida a articulação com os sistemas de Meio Ambiente, de Saneamento e de Desenvolvimento Regional.

A participação da bancada do Partido Verde e dos deputados da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo então deputado Beto Trícoli, na discussão do PL foi fundamental. Houve intenso debate e três audiências públicas para garantir a preservação dos recursos naturais, estabelecendo regras claras para a regularização fundiária, ocupação e desenvolvimento sustentável das áreas com reservatório de água para abastecimento ou geração de energia.

O líder da bancada do PV, deputado Marcos Neves, ressaltou e parabenizou a atuação dos deputados verdes visando a proteção do meio ambiente em área importante de abastecimento. "Estamos atentos, não podemos nos esquecer da crise hídrica que vivemos", destacou.

marcosneves@al.sp.gov.br

alesp