Assembleia realiza sessão solene de posse dos diretores e conselheiros da Facesp e da ACSP

Alencar Burti sucede Rogério Amato na presidência das entidades
23/03/2015 18:55 | Da Redação: Fotos Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

João Camilo Pires de Campos, Guilherme Afif Domingos, Fernando Capez, Alencar Burti e Rogério Amato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades presentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Galerias e plenário durante a sessão solene <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Amato discursa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges saudou a antiga e nova diretoria e destacou a parceria da Facesp com a Frente do Empreendedorismo da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Guilherme Afif Domingos, ministro chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168637.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Camilo Pires de Campos, Guilherme Afif Domingos, Alencar Burti, Rogério Amato, Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168638.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Capez e convidados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168639.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidada e presidente Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Presidente Fernando Capez e convidados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Fernando Capez, ministro e deputados no gabinete da presidência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Burti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 23/3, na Assembleia Legislativa aconteceu sessão solene de posse conjunta dos diretores e conselheiros eleitos da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), para o biênio 2015-2017.

A solenidade, presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB), presidente da Alesp, contou com a presença de Guilherme Afif Domingos, ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa; do general-de-exército João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste; de Alencar Burti, presidente da Facesp e ACSP para o biênio 2015-2017 e de Rogério Amato, presidente do biênio que se encerrou e do anterior.

Rogério Amato homenageou os presidentes anteriores e fez uma avaliação de sua presidência, discorrendo sobre suas realizações. Segundo ele, o desafio atual é aliar tradição e modernidade, adaptando-se à nova realidade sem perder os valores de ética que marcam a história da entidade.

Eleito pela quinta vez, Alencar Burti afirmou que cabe aos empreendedores buscarem os ajustes necessários para formular e construir o país que todos desejam.

Guilherme Afif Domingos lembrou que a representação da associação vem do âmago dos municípios e que são os pequenos empreendedores, acima de tudo, que precisam do apoio da associação; enfatizou a importante aliança entre o Legislativo paulista e o empreendedorismo, com o acolhimento dessa posse pela Assembleia Legislativa, e discorreu sobre as conquistas dos últimos anos especialmente voltadas à facilitação e maior transparência no que tange às pequenas empresas.

Após a leitura dos termos de posse e as assinaturas das autoridades empossadas, o deputado Fernando Capez prestou homenagem a Alencar Burti por meio de entrega de placa comemorativa oficial da Assembleia Legislativa.

O deputado Itamar Borges (PMDB) saudou a antiga e a nova diretoria e destacou a parceria da Facesp com a Frente do Empreendedorismo da Alesp, da qual é coordenador. Participaram também do evento os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Célia Leão (PSDB), Coronel Camilo (PSD), Gileno Gomes (PSL), Delegado Olim (PP), além de deputados federais, vereadores e representantes de associações comerciais e lideranças comerciais de todo o Estado de São Paulo.

A história de Alencar Burti

Alencar Burti, 84 anos, é paulistano e empreendedor por natureza. Trabalha desde os 13 anos e aproveitou todo conhecimento e experiência gerados pelos clientes, pares e familiares (a avó tinha uma pensão no centro de São Paulo) para dar forma a seus empreendimentos - joalherias, concessionárias de automóveis e, atualmente, varejo de maquinário agrícola.

De olho no que o cliente queria, decidiu investir no ramo de concessionárias de automóveis. Ali nascia o Alencar líder empresarial. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), da Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (ABRADIF) e do Conselho Nacional dos Distribuidores Ford. Também foi presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Facesp e da ACSP. Houve época em que acumulou a presidência nestas três casas.

Foi, ainda, presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) em duas ocasiões: entre 2003 e 2004 e entre 2011 e 2014. Foi o grande mentor da Escola de Negócios do SEBRAE-SP, primeira escola de empreendedorismo gratuita no Brasil (níveis técnico e superior).

Fonte: FACESP

alesp