Evento oficializa Casa de Cultura Afro em Campinas


24/03/2015 11:09 | Da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Leci Brandão (centro) na celebração de 10 anos da Feijoada das Marias do Jongo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Leci Brandão (PCdoB) participou, em 23/3, da celebração de 10 anos da Feijoada das Marias do Jongo, na Comunidade Jongo Dito Ribeiro, na Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira, em Campinas.

Instalada na casa da antiga sede da Fazenda Roseira, a casa foi construída a partir do final do século 19 e foi entregue como equipamento público comunitário à prefeitura de Campinas em 2007.

Desde 2008 a Fazenda Roseira, que é um ponto de cultura, está sob a gestão da Associação do Jongo Dito Ribeiro, representante do coletivo de entidades da Comunidade Negra de Campinas - Associação Amigas e Amigos da Fazenda Roseira, desenvolvendo atividades de cultura afro, ambiental e lazer.

Durante o evento, o coletivo de entidades culturais, sob a coordenação da Comunidade de Jongo Dito Ribeiro, recebeu a concessão oficial de permissão de uso do local.

A Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira têm como objetivo proporcionar à região noroeste de Campinas, arte, cultura, lazer e educação ambiental. Cercada por árvores de diversas espécies nativas e exóticas, recebe escolas, entidades e toda população interessada.

Diversas ações vêm sendo desenvolvidas para que esse bem se mantenha e atenda a jovens, idosos e crianças.

Além das atividades permanentes com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro, há atividades do grupo de Capoeira Ibeca, do coletivo Saravaxé, além de parcerias com o Caminhos do Axé e Grupo Força da Raça, de Edna Lourenço.

lecibrandao@al.sp.gov.br

alesp